IBGE debate inovação em censos na Reunião do Comitê Executivo da Conferência Estatística das Américas da CEPAL
02/09/2024 14h53 | Atualizado em 02/09/2024 14h53
O presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Marcio Pochmann, participou da XXIII reunião do Comitê Executivo da Conferência Estatística das Américas (CEA) da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL). Realizada na sede da CEPAL, em Santiago, no Chile, a conferência ocorreu nos dias 28 e 29 de agosto.
Organizado pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA); Centro Latino-americano e Caribenho de Demografia; Divisão de Estatísticas da Comissão Econômica para América Latina e Caribe (CEPAL) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento, o encontro debateu o conjunto de inovações para preparação de novos censos demográficos diante das transformações digitais.
O presidente do IBGE, Marcio Pochmann, apresentou o tópico II: “Capacidades técnicas e metodológicas num contexto de rápido desenvolvimento tecnológico”, que expõe os principais desafios para o planejamento estratégico no atual contexto econômico, político e social vivido na América Latina e Caribe.
Para Pochmann, a participação do IBGE reflete “dois dias de intensa agenda, para a preparação do planejamento para o próximo período de 2026 a 2035. Com dirigentes dos institutos nacionais de estatística dos países latino-americanos e caribenhos, a apresentação de experiências de inovação temática e os requisitos para a sua efetivação”.
No evento, representantes dos institutos nacionais de estatística da América Latina e do Caribe analisaram o progresso do programa de cooperação estatística em nível regional e internacional e o progresso da execução do Programa Bienal de Atividades de Cooperação Regional e Internacional para 2024-2025.
Também foi discutido o novo Plano Estratégico para 2026-2035 da CEA, que estabelece o fortalecimento institucional e o papel de liderança das estatísticas nacionais; o desenvolvimento dos recursos humanos e da produção estatística; e a cooperação regional e internacional para o desenvolvimento de estatísticas oficiais.
Denise Kronemberger, representante do IBGE, participou de forma on-line da reunião e apresentou o tema “Relatório do Grupo Interinstitucional e de Especialistas sobre os Indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015 e compõem uma agenda mundial de 17 objetivos para a construção e implementação de políticas públicas que abordam temas fundamentais para o desenvolvimento humano até 2030, em cinco perspectivas: pessoas, planeta, prosperidade, parceria e paz.
“Para avaliar o progresso dos ODS, temos desafios atuais de disponibilidade e atualidade dos dados. Em termos gerais, ocorreram avanços na melhoria dos dados internacionalmente comparáveis para o monitoramento dos ODS. 68% dos indicadores têm boa cobertura de dados. Entretanto, existem lacunas em áreas prioritárias para o desenvolvimento sustentável, como a igualdade de gênero (ODS 5), ação climática (ODS 13) e paz, justiça e instituições eficazes (ODS 16), segundo aponta o Relatório da ONU para os ODS, de 2024", explicou Denise em sua apresentação.
Sobre a Conferência Estatística das Américas (CEA)
A Conferência Estatística das Américas (CEA) é um órgão subsidiário da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) e o principal fórum de discussão do desenvolvimento da estatística.
Criada em 2000, a CEA tem como objetivo contribuir com o progresso das políticas e atividades de estatística nos países da região e promover a cooperação internacional e regional entre os institutos nacionais de estatística e os organismos internacionais e regionais.
IBGE participa do ECOSOC em Nova Iorque
Sobre o Conselho
Pochmann também participou, no dia 26, do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ECOSOC, na sigla em inglês), que debateu desigualdade da população mundial, em evento realizado na sede do Conselho, localizada em Nova Iorque, nos Estados Unidos.
“Importante destacar o convite realizado pelo comitê executivo do Fundo de População das Nações Unidas para o IBGE apresentar sua visão a respeito da nova governança da população. Um debate constituído com representantes de muitos países a respeito da nova realidade demográfica em curso no mundo”, ressaltou Marcio Pochmann.
Sobre o Conselho
O tema central das discussões foi a mudança de época na trajetória demográfica no planeta, e atualização e inovação de políticas públicas voltadas sobre populações e demografia. Na ocasião, foi apresentada a experiência do IBGE do Sistema Nacional de Geociências, Estatísticas e Dados (SINGED).
Participaram do evento representantes da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNUD), do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), do Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS).