Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Censo 2022

IBGE divulgará recortes de alfabetização e características dos domicílios para quilombolas em São Luís (MA)

Editoria: IBGE | Vinícius Britto

05/07/2024 17h47 | Atualizado em 05/07/2024 17h47

O IBGE divulgará novos resultados do Censo 2022 no dia 19 de julho, às 10h, em São Luís (MA). A divulgação “Censo Demográfico 2022 Quilombolas: Características dos domicílios e alfabetização, segundo recortes territoriais específicos: Resultados do universo” contemplará informações como taxa de alfabetização e condições de saneamento dos domicílios com pelo menos um morador quilombola, dentro e fora dos Territórios Quilombolas oficialmente delimitados. O evento acontecerá na Escola Municipal de Tempo Integral Negro Cosme, no bairro da Liberdade, em São Luís (MA).

A divulgação contará com transmissão pelo portal do IBGE (ibge.gov.br) e pelas redes sociais do Instituto. Os resultados poderão ser consultados no portal do IBGE e em plataformas como o SIDRA, o Panorama do Censo e a Plataforma Geográfica Interativa (PGI), sendo que nesses dois últimos poderão ser visualizados, também, por meio de mapas interativos.

Com esta publicação, o IBGE amplia o retrato oficial desse grupo populacional específico, trazendo, nesta oportunidade, estatísticas inéditas sobre aspectos relacionados à sua alfabetização e às características de seus domicílios, importantes atributos para o conhecimento de sua realidade e o exercício de sua cidadania.

As estatísticas ora apresentadas contemplam os seguintes recortes territoriais: Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação, Municípios, Amazônia Legal, Amazônia Legal por Unidades da Federação, Territórios Quilombolas oficialmente delimitados e Territórios Quilombolas por Unidades da Federação.

Décima segunda divulgação dos resultados do Censo 2022 em pouco mais de um ano

Esta é a décima segunda divulgação nacional do Censo 2022. Os primeiros resultados foram divulgados em 28 de junho de 2023, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, quando o Brasil ficou sabendo quantos somos. Um mês depois, na sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Brasília, foram divulgados os primeiros resultados sobre a população quilombola no país. Em 7 de agosto, foi a vez da publicação dos primeiros dados sobre os povos indígenas, no Teatro da Paz, em Belém. Em 27 de outubro, com os recortes por idade e sexo, em evento realizado no Centro de Documentação e Disseminação de Informações (CDDI) do IBGE, no Rio de Janeiro.

A quinta divulgação mostrou os “Primeiros resultados do Censo Demográfico 2022, segundo as características de cor ou raça da população e domicílios” em Salvador, no dia 22 de dezembro. Já em 2 de fevereiro de 2024, aconteceu a divulgação das "Coordenadas dos endereços" no município de Ponte Alta do Tocantins (TO). No mesmo mês o IBGE divulgou o resultado para "Características dos domicílios", no dia 23 de fevereiro, em Diadema (SP). Em 21 de março, houve a divulgação dos “Agregados por Setores Censitários preliminares - População e Domicílios”, em Florianópolis (SC).

A nona divulgação, em 3 de maio, trouxe resultados para o “Censo Demográfico 2022: Quilombolas e Indígenas, por sexo e idade, segundo recortes territoriais específicos: Resultados do universo” em Paraty (RJ). Ainda em maio, no dia 17, o IBGE divulgou “Censo Demográfico 2022 – Alfabetização: Resultados do universo” em São Paulo (SP).

A mais recente divulgação de resultados do Censo 202 foi realizada em 14 de junho, com a divulgação do “Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos (CNEFE)” a partir do Censo 2022, em Fortaleza (CE).

Divulgação “Censo Demográfico 2022 Quilombolas: Características dos domicílios e alfabetização, segundo recortes territoriais específicos: Resultados do universo”

Data: Sexta-feira, 19 de julho.

Hora: 10h.

Local: Escola Municipal de Tempo Integral Negro Cosme - Rua Corrêa de Araújo, nº 400, Liberdade - São Luís (MA).

Transmissão online: IBGE Digital, Youtube, Instagram, Tiktok e Facebook