Censo 2022
IBGE divulga Censo Alfabetização, oficinas e IBGEeduca em projeto social da Escola de Samba Unidos de Vila Maria em São Paulo (SP)
16/05/2024 17h31 | Atualizado em 17/05/2024 14h53
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizará nesta quinta-feira, 19h, uma apresentação na Escola Unidos da Vila Maria, sobre os projetos educacionais do IBGE e das possibilidades de parceria com os projetos locais. A ação faz parte da divulgação dos dados do Censo Demográfico 2022 - Alfabetização - Resultados do Universo na quadra da Escola de Samba Unidos de Vila Maria, na zona norte da cidade de São Paulo, que acontece nesta sexta-feira, 17, às 10h.
A divulgação do Censo será seguida da oficina técnica “Um território de informações: Potencialidades dos Dados do Censo 2022”, que ocorrerá das 14h às 18h. Voltada a gestores públicos e usuários de informações do IBGE, a oficina contará com participação de membros da comunidade local e de órgãos públicos da zona norte da capital paulista.
Fundada em 1954, a Escola de Samba Unidas de Vila Maria, tem um dos maiores projetos sociais dentre as escolas de samba do país, com quase 200 mil atendimentos por ano em áreas de educação, saúde, cultura e capacitação profissional de jovens e moradores das comunidades da zona norte de São Paulo.
“Atuamos com o compromisso de ajudar a cultura, acolhendo as pessoas na área de capacitação, assistência médica e equilíbrio social”, explicou o presidente da Unidos de Vila Maria, Adilson José de Souza. “São 20 ações diferentes, oferecendo cursos, momentos de recreação e de formação profissional, além de serviços de saúde. Abrimos nossos portões de domingo a domingo a partir das 7h até às 22h”, acrescentou Souza.
IBGE Educa e Unidos da Vila Maria
Renata Corrêa, gerente de Assuntos Educacionais do IBGE, destaca que “a escola Unidos de Vila Maria tem um projeto muito amplo de educação, saúde e cultura, apresentaremos o IBGEeduca, um portal a ser utilizado tanto por estudantes, educadores e todos aqueles que querem aprender sobre o Brasil. Estas informações são apresentadas com diferentes tipos de linguagem adequadas ao público-alvo. Este projeto da Unidos de Vila Maria é uma oportunidade de apresentarmos este serviço a um público tão diversificado, isto também nos oxigena, com a troca de ideias, as dúvidas deles e as novas perspectivas. Quando falamos do IBGEeduca, também vamos ouvir”, disse Renata.