Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Censo 2022

IBGE realiza oitava divulgação do Censo amanhã em Florianópolis (SC)

Editoria: IBGE

15/03/2024 15h30 | Atualizado em 20/03/2024 16h45

Foto: Ricardo Wolffenbttel/SECOM-SC

O IBGE divulgará, em 21 de março, às 10h, no Auditório da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis (GRANFPOLIS), em Florianópolis (SC), os resultados do Censo Demográfico 2022: Agregados por Setores Censitários preliminares - População e Domicílios, apresentando os totais de população residente e de domicílios. Na mesma data, será divulgado Censo Demográfico 2022: Malha de Setores Censitários preliminares, que contém os arquivos, em formato digital, dos setores censitários que representam o território brasileiro.

Esta é a oitava divulgação nacional do Censo, realizada em conjunto com uma oficina técnica sobre ferramentas do Censo e a segunda edição dos “Diálogos Externos” do Projeto Diálogos IBGE 90 Anos, ações que contam com parcerias como a Associação da GRANFPOLIS, da Federação Catarinense de Municípios (FECAM), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS). O evento contará com transmissão pelo portal do IBGE (ibge.gov.br), e em todas as redes sociais do Instituto: Youtube, Instagram, Facebook e Tiktok.

Estarão presentes na divulgação do Censo em Florianópolis o presidente do IBGE, Marcio Pochmann, a diretora de Pesquisas, Elizabeth Hypólito, a diretora de Geociências, Ivone Lopes Batista, o diretor de Tecnologia da Informação, Marcos Mazoni, além do superintende estadual do IBGE em Santa Catarina, Roberto Kern Gomes, do chefe da Agência do IBGE em Florianópolis, Victor Calejon Santos, e autoridades estaduais e locais. A apresentação dos resultados será realizada pelo gerente técnico do Censo, Gustavo Junger, e pelos pesquisadores Rafael Soares de Moraes e Fernando Damasco.

Os Setores Censitários são as unidades territoriais de coleta do Censo Demográfico. Com a divulgação preliminar, os resultados estarão disponíveis para os recortes político-administrativos de Distritos e Subdistritos, além de permitir explorações com detalhamento espacial. Nos próximos meses, o IBGE prosseguirá com os processos de apuração de resultados e de aperfeiçoamento da malha de Setores Censitários para que os agregados por Setores Censitários definitivos sejam divulgados.

Os resultados poderão ser consultados no portal do IBGE e no Panorama do Censo, e visualizados por meio de mapas interativos, com a possibilidade de busca direta por localidades específicas, além da seleção de um ou mais distritos, subdistritos ou setores censitários de um determinado município

Oficina Técnica com Gestores e Usuários

Na quarta-feira, 20, dia anterior à divulgação dos dados do Censo, será realizada a oficina Um território de informações: Potencialidades dos Dados do Censo 2022, destinada a gestores públicos, acadêmicos e usuários de dados do IBGE, com o objetivo de apresentar, além dos aspectos técnicos e operacionais da pesquisa, suas potencialidades para tomada de decisão de gestores locais.

A oficina será realizada das 14h às 18h no auditório da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento – ARIS, Entidade Coligada à Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios (FECAM).

Na oficina, técnicos do IBGE vão conduzir capacitação sobre O Censo 2022 e suas ferramentas de análise, aplicações e formas de acesso aos dados. Os técnicos Gustavo Junger e Raphael Soares apresentarão o módulo O que é o Censo; Números da operação; Temas investigados; Novidades do Censo 2022, e Bruno Mandelli Perez apresenta o tema Potencialidades dos dados para gestores locais.

Na parte de ferramentas digitais, a capacitação do Panorama do Censo 2022 – será conduzida por Raphael Soares; a de Sistema IBGE de Recuperação Automática (Sidra) por Bruno Mandelli Perez, a de Plataforma Geográfica Interativa (PGI), por Juliane Christine Silveira e, por último Banco de Dados de Informações Ambientais (BDiA), por Therence de Sarti (CMA/DGC). No encerramento, Gustavo Junger mostrará os Temas já divulgados e perspectivas para as próximas divulgações.

Diálogos Externos na Universidade Federal de Santa Catarina

Lançado em agosto de 2023, o projeto "Diálogos IBGE 90 Anos" tem como objetivo registrar a memória de quase nove décadas de atuação do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), além de pensar diretrizes de um novo IBGE. Em 2024, a presidência do órgão dá continuidade, ao projeto, mas agora voltado à participação da sociedade, envolvendo o poder público (União, estados e municípios), legisladores, entidades profissionais e de representação coletiva, além de estudantes, entre outros.

No dia 20, às 19h, será realizada na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) a segunda edição do projeto Diálogos Externos IBGE 90 Anos, no auditório da Sala dos Conselhos "Prof. Ayrton Roberto de Oliveira”, Prédio da Reitoria, andar térreo, UFSC, Trindade, Florianópolis – SC. O evento terá transmissão pelo Portal do IBGE (www.ibge.gov.br) e pelo canal oficial do Youtube do Instituto.

O objetivo é reunir os atores externos importantes para a concretização da missão do IBGE, o que só é possível com esta interlocução e integração, pois um Censo Demográfico, por exemplo, só é realizado com o envolvimento nacional coletivo e com metodologias internacionais reconhecidas.

Esta será a segunda edição dos "Diálogos Externos IBGE 90 Anos", a primeira foi realizada durante a divulgação do Censo 2022 em Tocantins, em fevereiro. Os Diálogos Externos serão realizados nas 27 capitais, em coorganização com as superintendências do IBGE, e em parceira com o poder público local, com apoio das entidades da sociedade que colaboram com os indicadores, eventos e ações do IBGE em cada Estado.

Diálogos IBGE 90 Anos

Inicialmente realizado com seus servidores, colaboradores, aposentado e sindicalistas, o Projeto Diálogos IBGE 90 Anos resultou em sua primeira etapa em mais de dez mil participações e contribuições nos grupos e subgrupos temáticos, em 50 reuniões em modalidade presencial e remota, que geraram as diretrizes do IBGE, a partir de centenas de propostas e mais de duas mil páginas detalhando cada uma delas, e finalizadas no primeiro "Encontro IBGE 90 Anos", realizado dias 16 e 17 de novembro, em Parada de Lucas, no Rio de Janeiro.

Veja abaixo a programação completa das ações de divulgação do Censo 2022 em Florianópolis:

Evento 1: Oficina Técnica com Gestores e Usuários

Data e horário: 20/03, Quarta-feira, das 14h às 18h

Local: Auditório da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento – ARIS, Entidade Coligada à FECAM (Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios - Federação Catarinense). R. Gen. Liberato Bittencourt, 1885 - 12º Andar - Canto, Florianópolis - SC, 88070-800.

Programa da Oficina: clique aqui.

Evento 2: Diálogos Externos IBGE 90

Data e horário: 20/03, Quarta-feira, das 19h às 21h

Local: Auditório da Sala dos Conselhos "Prof. Ayrton Roberto de Oliveira”, Prédio da Reitoria, andar térreo. UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - Trindade, Florianópolis – SC.

Evento 3: Divulgação Censo Demográfico 2022: Agregados por Setores Censitários preliminares: População e domicílios e Malha de Setores Censitários preliminares

Data e horário: 21/03, Quinta-feira, das 10h às 12h

Local: Auditório da GRANFPOLIS - Associação dos Municípios da Grande Florianópolis. R. Cândido Ramos, 250 - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88090-800

As atividades de divulgação do Censo Demográfico 2022 estão sendo coordenadas pela Superintendência do IBGE em Santa Catarina, e mais informações e confirmações de participação podem ser solicitadas pelo email gabinete.sc@ibge.gov.br