Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Censo 2022

Expedição IBGE Jalapão Tocantins será uma das ações de divulgação nacional do Censo Coordenadas Geográficas

Editoria: IBGE

22/01/2024 12h15 | Atualizado em 08/02/2024 08h52

O estado do Tocantins foi escolhido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para ser a base de lançamento do Censo Coordenadas Geográficas dos Endereços, que será divulgado no dia 2 de fevereiro, às 10 horas (ver texto aqui), na cidade de Ponte Alta do Tocantins. O evento contará com a presença do presidente do IBGE, Marcio Pochmann, do governador do estado, Wanderlei Barbosa, além de diretores e técnicos do órgão e representantes das esferas federal, estadual e municipal.

Como parte das ações nacionais de divulgação do Censo Coordenadas Geográficas dos Endereços, o IBGE organiza, com apoio do governo do estado e demais parceiros, a "Expedição IBGE Jalapão Tocantins", que sairá dia 1º de fevereiro, da Praça dos Girassóis, em Palmas, capital tocantinense. A caravana será composta por carros de vários órgãos públicos e entidades que são parceiras do IBGE na produção de indicadores.

“A divulgação das coordenadas geográficas dos endereços, inédita nas operações censitárias, é um avanço para a visualização do processo de ocupação do território, reforçando ainda a integração das informações geográficas e estatísticas”, afirmou Ivone Batista, diretora de geociências do IBGE.

“Estamos muitos felizes e orgulhosos de poder contribuir com esse projeto maravilhoso. É uma oportunidade ímpar de mostrar nosso trabalho, nossa vivência, nossa realidade e poder colaborar, não apenas como servidores, mas como cidadãos e, acima de tudo, coroar um grande trabalho e celebrar a integração do nosso país”, declarou o superintendente do IBGE no Tocantins, Paulo Ricardo Amaral.

“Expedição IBGE Jalapão Tocantins”

A concentração se dará a partir das 14 horas, na Praça dos Girassóis, onde os participantes terão os carros adesivados, além de receberem um kit e orientações para a expedição. A saída será às 15 horas, com paradas pelo caminho em locais estratégicos. A primeira será em Taquaruçu, distrito de Palmas, local que receberá o totem interativo com acesso às tecnologias do IBGE, que poderá ser manipulado por crianças, idosos, gestores, pesquisadores e demais habitantes interessados em conhecer o Brasil pelas plataformas do @Cidades, IBGE Educa, Sidra, Panorama do Censo 2022, entre outras.

A segunda parada será no município de Santa Tereza do Tocantins. No local, o grupo conhecerá a comunidade quilombola Barra do Aroeira e fará uma atividade programada sobre as informações inéditas da população quilombola, coletadas no Censo Demográfico 2022. Na chegada a Ponte Alta do Tocantins, por volta das 18 horas, além das falas das autoridades participantes, haverá também apresentações culturais regionais.

No dia 2 de fevereiro, às 10 horas, na Escola Estadual Alcides Rufo, em Ponte Alta do Tocantinso IBGE divulga as coordenadas dos endereços. No Censo Demográfico 2022 foi a primeira vez que o Instituto captou as coordenadas dos domicílios urbanos. Obter a informação georrefenciada no nível mais detalhado possibilita a realização de agregações de dados nos mais diversos recortes geográficos, beneficiando a produção de estatísticas.

Na tarde do dia 2, um totem interativo com acesso a tecnologias do IBGE também será inaugurado na Agência dos Correios de Ponte Alta do Tocantins. Ainda no dia 2, às 14 horas, o grupo cumprirá agenda nos municípios do Jalapão. A “Expedição IBGE Jalapão Tocantins” se encarra na manhã do dia 3, retornando para a capital.

Expedições

Como parte das ações que resgatarão a história do IBGE, o órgão pretende realizar até 2026, ano de seu aniversário de 90 anos, as expedições que marcaram época e contribuíram para o conhecimento e desenvolvimento do Brasil. A “Expedição IBGE Jalapão Tocantins” será o piloto desse grande projeto.

Programação anterior

Antecedendo a saída da “Expedição IBGE Jalapão Tocantins”, o Instituto realiza programação na Capital Palmas. No dia 31 de janeiro, das 14 às 18 horas, haverá uma Oficina com gestores sobre o Portal do órgão, o Sistema IBGE de Recuperação Automática (SIDRA), Banco de Informações Ambientais (BDIA) e, também, será apresentada a Plataforma Geográfica Interativa (PGI). Nesse mesmo dia, o presidente cumprirá agenda com servidores e autoridades locais.

No dia 1º de fevereiro, das 9 às 12 horas, será realizado o evento "Diálogos Externos IBGE 90 Anos". A iniciativa, que também será lançada no Tocantins, ocorrerá nas 27 capitais, em parceira com o poder público local e com o apoio das entidades da sociedade que colaboram com os indicadores, eventos e ações do Instituto em cada estado. O objetivo é reunir os atores externos importantes para a concretização da missão do IBGE: poder público (União, estados e municípios), legisladores, entidades profissionais e de representação coletiva, além de estudantes, entre outros.

Programação – Coordenadas Geográficas do Censo/Expedição IBGE Jalapão Tocantins

Dia 31/01 (quarta-feira) – Palmas

14h às 18h – Oficina com Gestores - Portal IBGE, PGI, BDIA e Sidra (Equipe DGC, CDDI CCS e Superintendência);

14h30 às 18h - Visita do presidente do IBGE à sede do IBGE em Palmas e agenda com autoridades;

Dia 01/02 (quinta-feira) – Palmas

9h às 12h – Evento “Diálogos Externos IBGE 90 anos” com poder público local e representação coletiva;

14h – Concentração na Praça dos Girassóis, Palácio do Governo, adesivagem dos carros, distribuição dos kits;

15h – Saída da caravana com destino a Ponte Alta do Tocantins;

15h40 – Parada no Distrito de Taquaruçu para inauguração de totem interativo com acesso aos canais do IBGE.

17h40 – Parada na Comunidade Quilombola Barra da Aroeira com atividade sobre o Censo Quilombola;

19h – Chegada em Ponte Alta do Tocantins, fala das autoridades e apresentação cultural;

Dia 02/02 (sexta-feira) - Ponte Alta do Tocantins

10h – Evento “Coordenadas Geográficas dos Endereços” na Escola Estadual Alcides Rufo; com presença do governador do Tocantins e demais autoridades;

14h às 18h – Inauguração do totem na Agência dos Correios de Ponte Alta do Tocantins e agenda com autoridades locais e visita ao Jalapão, conhecendo projetos e perspectivas de novas parcerias;

Dia 03/02 (sábado) - Ponte Alta do Tocantins/Palmas/Rio de Janeiro

6h – saída e passagens por atrativos naturais;

9h – Chegada a Palmas;

15h - Retorno para o Rio de Janeiro.