Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Censo 2022

IBGE divulgará dados do Censo Demográfico 2022: coordenadas dos endereços em 2 de fevereiro no Tocantins

03/01/2024 09h47 | Atualizado em 26/01/2024 10h26

Foto: Helena Pontes/Agência IBGE Notícias

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizará a divulgação dos dados do Censo Demográfico 2022: Coordenadas dos endereços em 2 de fevereiro de 2024, no estado do Tocantins.

No Censo Demográfico 2022 foi a primeira vez que o IBGE captou as coordenadas dos domicílios urbanos. Obter a informação georrefenciada no nível mais detalhado possibilita a realização de agregações de dados nos mais diversos recortes geográficos, beneficiando a produção de estatísticas.

Esta captação atende a uma recomendação da Divisão de Estatística das Nações Unidas, que tem documentos preconizando a forma como deve ser feita a integração das informações geográficas e estatísticas. Uma das recomendações é o georreferenciamento no nível mais detalhado possível, incluindo a coordenada dos endereços, justamente para permitir os diversos usos estatísticos.

“Vamos apresentar mais um valioso produto do Censo Demográfico 2022 que permitirá que os gestores, tanto da iniciativa pública quanto privada, das esferas municipal, estadual e federal, formulem políticas e ações baseadas em informações estatísticas precisas e atualizadas, visando com isso melhorar a vida dos brasileiros”, afirmou o diretor de pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo.

Para o superintendente do IBGE em Tocantins, Paulo Ricardo Amaral, esta divulgação das coordenadas dos endereços “é a oportunidade de mostrar nosso trabalho e consolidar diversas parcerias. Estamos todos imbuídos do sentimento de orgulho e realização, pois se trata de um censo construído por muitas mãos. A superintendência do IBGE no Tocantins e a comunidade tocantinense estão muito honrados em receber esse evento”.

O local e hora da divulgação serão divulgados em breve.