Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Faltam 6 meses

Começa contagem regressiva para o início da coleta do Censo 2022

Editoria: IBGE | Cristiane Crelier

01/02/2022 10h00 | Atualizado em 14/11/2022 16h31

Acompanhe quanto falta para começar a coleta do Censo por meio do contador do IBGE

O IBGE já está em contagem regressiva para a realização do Censo Demográfico 2022. Com o orçamento definido e com o processo para contratação de pessoal que vai a campo em andamento, o Instituto celebra a data de hoje, que marca os seis meses para o início da coleta, em 1º de agosto, com o lançamento de um relógio que vai permitir a população acompanhar junto com o IBGE essa expectativa para o começo das visitas a todos os domicílios do país.

O dispositivo está disponível no Portal do IBGE, no Hotsite do Censo e na Agência IBGE Notícias. Ele marca, dia a dia, a passagem do tempo até o início das operações e reforça o convite para que a população participe do estudo.

“O contador é a forma que encontramos não só de marcar essa data tão significativa para nós, que é o início da coleta, mas também uma oportunidade para motivar o público interno do IBGE para esse importante trabalho, bem como sensibilizar o público externo, ou seja, a população brasileira, cujo engajamento é igualmente necessário para a realização da pesquisa”, comenta a coordenadora de Marketing do IBGE, Izabelle Oliveira.

O orçamento do Censo Demográfico 2022 foi aprovado e sancionado na íntegra no último dia 25, no valor de R$ 2.292.957.087,00. Parte dessa verba destina-se à contratação de 183.021 recenseadores e 23.870 agentes censitários, que serão responsáveis pelo trabalho de campo. E o Processo Seletivo Simplificado (PSS) para preencher essas vagas teve suas inscrições encerradas na última sexta-feira (21), contando com mais de 1,1 milhão de inscritos. Os candidatos têm até 16 de fevereiro para pagar a taxa de inscrição.

Os recenseadores visitarão, entre agosto e outubro, os mais de 70 milhões de domicílios em todos os municípios do país, seguindo todos os protocolos sanitários de segurança contra a Covid-19. Eles trabalharão uniformizados, com boné e colete azuis com a logomarca do IBGE e com crachá de identificação, contendo a foto e os números de matrícula e identidade do entrevistador – que poderão ser verificados por meio do site respondendo.ibge.gov.br ou do telefone 0800 721 8181.

Para registro das informações, os recenseadores utilizarão o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC), semelhante a um smartphone, na cor azul. Além da entrevista presencial no domicílio, a população poderá participar do Censo via internet ou telefone.

Etapa de testes já começou

Em novembro o IBGE realizou, em 27 localidades, o Teste Nacional do Censo 2022 em todas as unidades estaduais. Nesta etapa, 250 recenseadores do IBGE visitaram domicílios para testar equipamentos, sistemas de coleta, questionários e a abordagem ao informante no contexto da pandemia. Os testes incluem todas as etapas do Censo, desde o treinamento dos recenseadores, montagem do posto de coleta, pesquisa do entorno, modelo misto de coleta, mobilização dos moradores e comunicação.

250 recenseadores do IBGE participaram do Teste Nacional do Censo 2022 em 27 localidades - Foto: Jessica Cândido/Agência IBGE Notícias

As localidades foram estrategicamente selecionadas visando aperfeiçoar os processos de coleta, levando em conta as diferentes características regionais que são uma marca do nosso país. A seleção conta com aglomerados subnormais (favelas), domicílios improvisados (tais como prédios em construção e barracas), terras indígenas e territórios quilombolas, entre outros.

As equipes do IBGE estão trabalhando seguindo protocolos sanitários como o uso de máscara, higienização das mãos e equipamentos com álcool em gel e distanciamento social.