Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Censo 2022

Vídeo mostra recenseadores em campo para teste do Censo em todo o país

Editoria: IBGE | Adriana Saraiva

19/11/2021 14h00 | Atualizado em 29/12/2021 18h28


Cerca de 250 recenseadores do IBGE estão envolvidos no teste do Censo em todo o país - Foto: Jessica Cândido/Agência IBGE Notícias

A comunidade de Novo Remanso, em Itacoatiara (AM), o bairro de Amaralina, em Salvador (BA), e o município de Tigrinhos (SC) foram algumas das 27 localidades a receberem o Teste Nacional do Censo 2022, que começou em 4 de novembro em todas as unidades estaduais. Até o final de novembro, 250 recenseadores do IBGE visitarão domicílios para testar equipamentos, sistemas de coleta, questionários e a abordagem ao informante no contexto da pandemia.

A partir de junho do ano que vem, o IBGE estará em campo para recensear mais de 70 milhões de domicílios brasileiros.

Os testes incluem todas as etapas do Censo, desde o treinamento dos recenseadores, montagem do posto de coleta, pesquisa do entorno, modelo misto de coleta, mobilização dos moradores e comunicação. Para garantir a segurança dos recenseadores e dos moradores durante os testes, as equipes do IBGE estão trabalhando seguindo protocolos sanitários de segurança contra a Covid-19, como o uso de máscara, higienização das mãos e equipamentos com álcool em gel e distanciamento social.

“Essas localidades foram estrategicamente selecionadas visando aperfeiçoar os processos de coleta, levando em conta as diferentes características regionais que são uma marca do nosso país”, afirmou o presidente do IBGE, Eduardo Rios Neto.

Para testar características específicas de uma operação censitária, o IBGE realizou a coleta em aglomerados subnormais (favelas), e em domicílios improvisados (tais como prédios em construção e barracas) de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense (RJ). Também serão recenseadas a partir de 24 de novembro terras indígenas e territórios quilombolas de Angra dos Reis e Paraty, no Sul fluminense, a fim de avaliar protocolos sanitários de segurança específicos, normas de conduta e abordagem, procedimentos de coleta e perguntas que só serão feitas a essas populações.

Como verificar a identidade dos entrevistadores

Os recenseadores do IBGE trabalham uniformizados, com boné, colete e bolsa azuis com a logomarca do Instituto. No colete, há também o crachá de identificação, contendo a foto e os números de matrícula e identidade do entrevistador. Eles vão utilizar o DMC, semelhante a um smartphone, na cor azul, para coleta das informações. Os moradores podem verificar a identidade de todos os entrevistadores através do site respondendo.ibge.gov.br ou do telefone 0800 721 8181.

Como ocorre em todas as pesquisas do IBGE, as informações prestadas pelos moradores aos recenseadores são confidenciais e o sigilo é garantido.

Novo processo seletivo para o Censo

O IBGE também iniciou os trâmites para contratação de uma nova empresa que realizará o processo seletivo para o Censo em 2022. No último dia 18 de outubro, a seleção para recenseadores e agentes censitários, que estava suspensa desde abril, foi cancelada pelo Instituto. O contrato com o Cebraspe, que realizaria a seleção, não foi renovado e a taxa de inscrição será devolvida aos inscritos. Em breve, novas informações serão divulgadas, pela Coordenação de Comunicação, nos canais oficiais do Instituto, sobre a devolução da taxa e o início das inscrições do novo processo seletivo.