Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Parceria ENCE e ONU

Hackathon internacional desafia jovens a buscar soluções em big data

Editoria: IBGE | Carmen Nery

08/10/2021 14h25 | Atualizado em 09/11/2021 16h22

Hackathon ocorrerá de 6 a 8 dezembro reunindo jovens de todo o mundo

Até 13 de novembro, estarão abertas as inscrições para uma hackathon organizada pela ONU, na qual jovens de todo o mundo apresentarão suas habilidades em ciência de dados.

Com esse evento internacional, a Divisão de Estatística das Nações Unidas (UNSD) pretende fomentar aplicações de ciência de dados voltadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O projeto foi criado pelo United Nations Major Group for Children and Youth (MGCY), em colaboração com a Divisão de Estatística das Nações Unidas (UNSD) e tem o apoio dos Hubs Regionais da Plataforma Global da ONU no Brasil, na China, em Ruanda e nos Emirados Árabes Unidos.

Na América Latina e Caribe, a iniciativa está sendo apoiada pelo Hub Regional da Plataforma Global da ONU no Brasil, sediado na Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), vinculada ao IBGE. As inscrições podem ser feitas aqui.

Hackathon e tema

A hackathon está programada para ocorrer totalmente online de 6 a 8 de dezembro.

A proposta é fomentar a criação de soluções ligadas aos ODS. Ou seja, a ideia é que sejam criadas propostas e ferramentas para monitorar os ODS, ou, ainda, algo mais desafiador, como por exemplo, propor soluções que auxiliem na implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável em suas regiões.

O tema será informado no meio de novembro, e os trabalhos serão avaliados por especialistas do MGCY.

A divulgação do resultado está prevista para 15 de dezembro. Os times vencedores serão convidados para participar da Global Conference on Big Data, em Omã, ou da Expo 2020, que ocorrerá de outubro de 2021 a março de 2022, em Dubai.

Público-alvo

O público-alvo são estudantes e profissionais de até 32 anos, que poderão montar times de três a cinco pessoas.

Hub Regional no Brasil

Esta é a primeira atividade do Hub Regional da Plataforma Global da ONU no Brasil (UN Global Platform Regional Hub in Brazil). O objetivo do Hub é fomentar a cooperação dos institutos de estatísticas da América Latina e o Caribe, a fim de contribuir para o avanço do uso de Big Data e Ciência de Dados na modernização da produção de estatísticas oficiais na região, promovendo o compartilhamento de conhecimento e o desenvolvimento de iniciativas inovadoras entre os países da região.

Sediado e coordenado pela ENCE, o Hub Regional foi formalizado por um memorando de entendimento entre IBGE e UNSD, em abril de 2021. Outras informações e esclarecimentos podem ser obtidos por meio do e-mail: ungphub@ibge.gov.br.