Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Censo 2022

Teste de Paquetá começa em clima de otimismo e confiança

Editoria: IBGE

08/09/2021 09h40 | Atualizado em 18/10/2021 19h00

Teste de campo do Censo 2022 em Paquetá teve início dia 6 de setembro - Foto: Cal Guimarães/Agência IBGE Notícias

Em clima de entusiasmo, empolgação e orgulho, o IBGE começou na segunda-feira (dia 6) a coleta de dados de casa em casa, na Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro, como teste para o Censo Demográfico 2022. Em discurso no Iate Clube local, o presidente do Instituto, Eduardo Rios Neto, demonstrou otimismo e confiança no sucesso da operação. "Há uma onda positiva aqui em Paquetá, que vai se espalhar por terra, mar e ar em todo o Brasil", disse Rios Neto, adiantando que a coleta na Ilha servirá de modelo a ser replicado pelas demais 26 Unidades Estaduais (UEs) em novembro.

Foto: Cal Guimarães/Agência IBGE Notícias
Foto: Cal Guimarães/Agência IBGE Notícias
Foto: Cal Guimarães/Agência IBGE Notícias
Foto: Cal Guimarães/Agência IBGE Notícias
Foto: Cal Guimarães/Agência IBGE Notícias
Foto: Cal Guimarães/Agência IBGE Notícias
Foto: Cal Guimarães/Agência IBGE Notícias

O diretor de Pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo, agradeceu a todos os servidores que se esforçaram para garantir a realização do teste e desejou boa sorte à equipe responsável pela operação em Paquetá. Cimar lembrou que ele mesmo foi recenseador em 1980. "Censo é um desafio estimulante. Trabalhem com afinco para fazer desse teste um teste exemplar, capaz de inspirar e orgulhar todo o nosso IBGE", enfatizou. Com o mesmo espírito de apoio e motivação, também discursaram a coordenadora operacional dos Censos do IBGE, Maria Vilma Salles Garcia, o diretor de Geociências, Claudio Stenner, e o diretor de Informática, Carlos Cotovio. O coordenador de Recursos Humanos, Bruno Malheiros, e o gerente de Saúde do Trabalho, Cézar Steinhorst, fizeram uma apresentação sobre os protocolos e os cuidados relacionados à prevenção e segurança sanitárias.

Sob coordenação de Luiz Felipe Pinto, representantes da Secretaria Municipal de Saúde do Rio também estiveram presentes à solenidade. Entre outras providências, graças à SMS, o posto de coleta em Paquetá funciona na Unidade Integrada de Saúde Manoel Arthur Villaboim, um espaço confortável e adequado às operações. O IBGE também conta com o apoio da Subprefeitura das Ilhas e da Associação de Moradores de Paquetá - a Morena.

Cobertura completa

O evento teve ampla cobertura da imprensa. No local (presencialmente) ou por meio de links de vídeo e ligações telefônicas, jornalistas puderam entrevistar o presidente do IBGE e o diretor de Pesquisas. Esse acesso contribuiu para gerar a imensa repercussão positiva planejada e esperada pela Coordenação de Comunicação Social (CCS). Somente o Grupo Globo enviou três equipes de reportagem - O Globo, Globonews e TV Globo. A emissora deu destaque para o teste de Paquetá em todos os seus sete telejornais (Bom Dia Rio, Bom dia Brasil, Jornal Hoje, RJTV1, RJTV2, Jornal Nacional e Jornal da Globo). Bandnews, Record, SBT, TV Cultura e EBC (Agência Brasil) também deram grandes espaços, além de rádios, jornais e portais.

Repórteres, cinegrafistas e fotógrafos acompanharam alguns dos 12 recenseadores do IBGE, que ganharam as mais de 40 ruas de Paquetá para iniciar as entrevistas domiciliares - essa fase deve se estender até o dia 24 de setembro. A imprensa pôde testemunhar o cumprimento de todos os fundamentos sanitários contra a Covid-19 sendo respeitados pelas equipes de campo. Além do colete e do boné do IBGE, os recenseadores usam máscaras e protetores faciais durante as abordagens junto aos informantes (moradores). Eduardo Rios Neto também aproveitou os diversos canais para reafirmar a posição do IBGE em defesa do orçamento integral de R$ 2,3 bilhões. "Não trabalhamos com a hipótese de um orçamento menor do que este, que é o necessário para viabilizar a realização do Censo técnica e operacionalmente".

Sistemas e equipamentos

Paquetá foi escolhida para o teste porque já tem mais de 85% da população imunizados com as duas doses da vacina contra a Covid-19. A proximidade com a sede do IBGE (a 50 minutos de navegação) também pesou a favor do bairro, por reduzir os custos operacionais. Na cidade, serão adotadas abordagens alternativas e complementares de coleta de dados: presencial, por telefone e por internet. As três formas de coleta serão utilizadas no recenseamento oficial, que começa em junho do ano que vem.

A operação em Paquetá também serve para testar os sistemas e equipamentos que serão utilizados na operação censitária, como os Dispositivos Móveis de Coleta (DMCs, semelhantes a um smartphone, que guardam os questionários eletrônicos), de modo a avaliar algumas especificações e funcionalidades em campo. O treinamento dos profissionais envolvidos no teste ocorreu ao longo do mês de agosto, graças a um esforço da Unidade Estadual do Rio de Janeiro, liderada por José Francisco Teixeira de Carvalho.

A Pesquisa Urbanística do Entorno, que antecede as visitas domiciliares e apura informações sobre a infraestrutura urbana, se iniciou em Paquetá no dia 1º de setembro e se encerrou no dia 3. Nesta etapa, os profissionais observaram quesitos que vão de iluminação pública, identificação de logradouro, pavimentação das vias, existência de calçadas, ciclovias, pontos de ônibus, até questões sobre acessibilidade urbana e arborização. A partir do dia 24 de setembro e até 1° de outubro será o período de supervisão. O trabalho em Paquetá se encerra com a Pesquisa de Pós-Enumeração (PPE), usada para avaliar a cobertura e a qualidade da coleta de dados do estudo censitário, que vai até 30 de outubro.

Como verificar a identidade dos recenseadores

Os recenseadores trabalham uniformizados, com boné e colete com a logomarca do IBGE. No colete, há também o crachá de identificação, contendo a foto e os números de matrícula e identidade do entrevistador. Eles utilizam um DMC, semelhante a um smartphone, para coleta das informações. Os moradores podem verificar a identidade de todos os entrevistadores do IBGE através do site respondendo.ibge.gov.br ou pelo telefone 0800 721 8181, das 8h às 20h, todos os dias. Como ocorre em todas as pesquisas do IBGE, as informações prestadas pelos moradores aos recenseadores são confidenciais e o sigilo é garantido.