Em 2020
Lentes.doc estreia com produção multimídia e marca 40 anos do IPCA
10/01/2020 09h00 | Atualizado em 10/01/2020 14h55
Reportagens multimídia, com conteúdo integrado e navegação por diversos recursos da internet. O Lentes.doc é a linguagem audiovisual que começa a ocupar um novo espaço na Agência IBGE Notícias a partir de janeiro de 2020. Com objetivo de aprofundar temas afins ao IBGE, o nome nasceu da vontade de unir diferentes “lentes”: a máquina fotográfica, os vídeos, o celular e os próprios olhos de quem busca a informação.
“O Lentes.doc é uma plataforma onde tratamos um tema com diferentes visões. Seja a partir de texto, vídeo, gráfico, arte, o interessante é que cada elemento pode ser visto de forma independente, porque traz em si uma informação completa. São materiais independentes e complementares”, explica a editora de conteúdo, Mônica Marli.
Neste mês de janeiro, o IPCA – índice oficial da inflação do Brasil, calculado pelo IBGE – completa 40 anos de sua primeira divulgação. Nada mais oportuno do que escolher o tema para a primeira reportagem do Lentes.doc, com textos, animação, gráfico e vídeos explicando a história da inflação, o que é o IPCA e como o IBGE produz o índice, que será divulgado amanhã, às 9h, com os resultados para 2019.
A equipe entrevistou o professor de economia Luiz Roberto Azevedo Cunha, que lembra o tempo da hiperinflação nos anos 1980 e 1990, e com pessoas que viveram o período de diferentes maneiras: donas de casa, investidores do “overnight” e jovens que recordam os apertos da família na época, mesmo que não entendessem muito bem o que estava acontecendo.
“Também conversamos com os técnicos do IBGE para contar como o instituto passou a produzir o índice de preços e mostrar como ele é feito. Nesse caminho, falamos de planos econômicos, mudança de moeda, é uma reportagem histórica e explicativa”, arremata Mônica.
É para entender
O tom leve, de fácil entendimento e navegação, faz parte da linguagem do Lentes.doc. A equipe do projeto conta que passou por um mergulho intenso no tema para conseguir transmiti-lo no produto final. Para Jessica Cândido, designer responsável por toda a parte visual, a funcionalidade caminha lado a lado com a aprendizagem do assunto. Além da criação do logotipo, ela participou da captação das imagens e edição dos vídeos.
“A montagem dos vídeos é a parte mais trabalhosa. Não tem como fugir, eu preciso entender o que eu estou fazendo para transmitir para as pessoas da melhor forma”, diz Jessica. “Estou expert em indexação, nunca pensei que fosse aprender tanto”, ri.
A responsabilidade de organizar toda a logística de entrevistas, fotografias e filmagens foi do produtor Carlos Alberto Guimarães. “Quanto melhor é a produção, menos o meu trabalho aparece. O objetivo é conseguir o personagem e fazer com que ele esteja no local e na hora certa, para que o repórter e o cinegrafista façam o serviço”, diz, lembrando do tempo que foi produtor em uma rádio.
Ele valorizou o processo de trabalho, em que os membros da equipe passaram por diferentes funções. “Houve momentos em que eu precisei ser o repórter, fazendo perguntas, em uma interação total. A ideia é que todos aprendessem bastante nas tarefas, sem um lugar fixo”, explica.
Multimídia para multiusuários
“Nem todo mundo tem paciência para um vídeo de trinta minutos”, brinca Mônica. Daí a importância de um produto que leve a uma navegação atraente, para diversos tipos de interesse e possibilidades.
Ela explica que o Lentes.doc busca se aproximar do conceito de webdoc. “A gente está acostumada com documentário em vídeo, mas a ideia do webdoc é aproveitar a linguagem e os recursos da internet para criar um produto multimídia”.
Mônica relembra que, quando a Agência IBGE Notícias surgiu, já trazia a ideia de ser multimídia. As diferentes áreas da Agência comportam notícias, releases, o acervo da revista “Retratos”, o “Minuto IBGE”, links para as redes sociais e material de apoio de divulgações (apresentações, fotos, áudio e vídeo das coletivas de imprensa). “Com o Lentes.doc, vamos oferecer conteúdo exclusivo numa só plataforma, mas também incorporando outros produtos que a Agência tenha feito”, conta.