Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Desigualdades por cor ou raça

Menos de um quarto dos deputados federais eleitos são pretos ou pardos

Editoria: Estatísticas Sociais | Caio Bellandi | Arte: Brisa Gil

13/11/2019 10h00 | Atualizado em 13/11/2019 10h08

#PraCegoVer a foto mostra alguns deputados de pé no plenário da câmara
Pretos ou pardos são minoria nas três esferas de cargos legislativos do país - Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

O Brasil ainda tem muito a caminhar em direção à plena visibilidade e representatividade da população preta ou parda. Em 2018, apenas 24,4% dos deputados federais eleitos se declararam pertencendo a essa parcela populacional, que representa mais da metade (55,8%) do total de habitantes do país.

O cenário é parecido na esfera estadual: apenas 28,9% entre os vitoriosos no pleito para as Assembleias Legislativas, no mesmo ano, eram pretos ou pardos. Entre os vereadores, a situação é um pouco melhor. A eleição de 2016 registrou 42,1% de pretos ou pardos entre os eleitos para as respectivas câmaras municipais. Ainda assim, o número mostra uma sub-representação, considerando a população nacional.

Esses dados estão no estudo Desigualdades Sociais por Cor ou Raça, divulgado hoje (13) pelo IBGE. O trabalho traça um panorama das diferenças raciais no país, a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) e registros administrativos de outros órgãos, como a Justiça Eleitoral.

"Esses indicadores de representação são importantes para monitorar como esses grupos minoritários se inserem em espaço de tomada de decisão", explicou a analista de População e Indicadores Sociais do IBGE, Luanda Botelho.

 

Falta de candidatos não é a única razão para desigualdade

Além da estatística de eleitos, o estudo analisou também a proporção de candidaturas para deputado federal em 2018.

A taxa de pretos ou pardos que tentaram uma vaga na Câmara foi consideravelmente maior que a de eleitos: 41,8%. Para Luanda, ao compararmos os números, evita-se que se faça uma correlação direta entre falta de candidaturas e sub-representação, já que o percentual é bem maior de candidatos do que de eleitos. O estudo levou em consideração os deputados federais efetivamente eleitos em 2018, e não a composição atual da Câmara.

O trabalho também mostrou o número de candidaturas de acordo com as faixas de orçamento de campanha. “Muitos estudos de candidaturas apontam elementos que as tornam mais propensas ao sucesso eleitoral. E isso vira um círculo vicioso para grupos sub-representados”, afirmou Luanda. Entre os candidatos com orçamento de R$ 1 milhão ou mais, apenas 16% eram pretos ou pardos.

A situação em cada unidade da federação também foi mostrada, levando em conta que os estados têm proporção de população bastante variável. Amazonas e Rondônia alcançaram o melhor nível, com razão de 0,93 e 0,90, respectivamente – sendo 1 o equilíbrio perfeito entre taxa da população preta ou parda e deputados federais eleitos desta parcela.

Na outra ponta, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul não tiveram nenhum deputado federal eleito que tenha se autodeclarado preto ou pardo. É importante ressaltar que a Justiça Eleitoral permite que um candidato não se declare de nenhuma cor ou raça.

O mapa de proporção entre a população e as candidaturas corrobora a explicação de que a ausência de postulantes pretos ou pardos não é motivo para sub-representação na política. Isso porque, nessa análise, 11 unidades da federação ficaram com razão entre 0,75 a 1, portanto em situação próxima ao equilíbrio. Apenas o Paraná ficou abaixo de 0,50.

Sub-representação se repete em cargos gerenciais

O estudo também apresentou a desigualdade por cor ou raça entre os ocupantes de cargos gerenciais no país, onde somente 29,9% destes postos foram exercidos por pretos ou pardos em 2018

A sub-representação fica ainda mais evidente ao considerar os rendimentos das pessoas ocupadas em cargos gerenciais. O informativo mostra que quanto mais alto o salário, menor foi a ocorrência de pessoas ocupadas pretas ou pardas.

Enquanto na faixa de renda dos 20% mais pobres o percentual ficou em 53,2% para brancos contra 45,3% para pretos ou pardos, na faixa de renda dos 20% mais ricos a diferença é sete vezes maior: 85,9% de brancos contra 11,9% de pretos ou pardos.

Ao analisar os números de pretos ou pardos ocupando cargos gerenciais por região, o estudo mostra que Norte e Nordeste aparecem com percentuais acima da média nacional: 61,1% e 56,3%, respectivamente. Ainda assim, essas taxas são inferiores às da proporção na população ocupada em geral de, respectivamente, 78% e 74,1%, caracterizando também sub-representatividade em 2018.

“A gente percebe que há uma desigualdade estrutural entre as populações, seja com mercado de trabalho aquecido e favorável aos trabalhadores, seja em momentos de crise. Os pretos ou pardos levam desvantagem de forma geral, independente do momento do mercado de trabalho”, disse o analista do IBGE, João Hallak, que participou do estudo.

“Essa pesquisa estrutural é fundamental para entender como essa desigualdade se manifesta”, finalizou André Simões, gerente de População e Indicadores Sociais do IBGE.


Palavras-chave: Desigualdade, Pretos, Pardos, Brancos, Política, Cargos, Legislativo, Representatividade.