Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Educação

ENCE abre seleção para Doutorado, Mestrado e Especialização

Editoria: IBGE | Diana Paula de Souza | Arte: Licia Rubinstein

26/08/2019 14h00 | Atualizado em 03/09/2019 11h29

ENCE abre 10 vagas de Doutorado, 24 de Mestrado e 30 de Especialização - Foto: Álvaro Vasconcellos/Acervo IBGE

A Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE) está com inscrições abertas até 4 de outubro para o processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas. São oferecidas até 24 vagas para o mestrado e até dez vagas para o doutorado, com a possibilidade de obtenção de bolsas da Capes e do IBGE. O ano letivo das novas turmas tem início em março de 2020. Tanto o mestrado quanto o doutorado da ENCE têm nota 4 no sistema de avaliação da CAPES. Clique aqui para acessar o edital.

A instituição também oferece 30 vagas para o curso de Especialização Lato Sensu em Análise Ambiental e Gestão do Território, com inscrições abertas até 30 de setembro e início previsto também para março de 2020. Acesse o edital aqui.

O programa de pós-graduação da ENCE tem duas linhas de pesquisa: População, Território e Condições de Vida e Produção de Estatísticas Públicas. A primeira estuda a dinâmica populacional e territorial e das condições de vida da população, englobando aspectos sociais, econômicos e ambientais e a segunda, o planejamento e a condução de censos, pesquisas amostrais e registros administrativos usados para a produção de estatísticas públicas sobre a dinâmica populacional e territorial e as condições de vida da população.

Já a especialização, com carga horária de 468 horas/aula distribuídas em três trimestres, é presencial, com aulas de segunda-feira a sexta-feira, na parte da manhã. Também serão realizadas visitas técnicas e atividades de campo, preferencialmente aos sábados e com até oito horas de duração. O objetivo é aprimorar a formação de profissionais, contribuindo com embasamento técnico, metodológico e teórico e uma visão crítica em relação aos processos de planejamento e gestão ambiental e/ou territorial e de produção do espaço.


Palavras-chave: Especialização, Mestrado, Doutorado, Ence.