Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Portal Países

Novo portal do IBGE compara estatísticas econômicas e sociais de 193 nações

Editoria: IBGE | João Neto

26/02/2019 10h00 | Atualizado em 26/02/2019 10h45

O portal agrega indicadores sociais, de economia, meio ambiente, população, saúde e comunicação de 193 países - Foto: Reprodução

O IBGE relança hoje (26) o portal Países, site que reúne informações dos 193 Estados reconhecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Além de informações básicas como território, moeda e idioma, a plataforma agrega dados de indicadores sociais, de economia, meio ambiente, população, saúde e comunicação.

Nesta nova versão, o usuário pode criar rankings temáticos e comparar os indicadores de um país com outro. Escolhendo, por exemplo, o tema população, é possível consultar e classificar países segundo a população total, por sexo, densidade demográfica, taxa de mortalidade, taxa de natalidade. As informações podem ser visualizadas em mapa ou em gráficos, que podem ser baixados em formato planilha.

É possível também comparar o PIB total dos países. Em “economia” pode-se consultar “total do PIB”, gerando uma lista na qual aparecem como três primeiros, respectivamente, Estados Unidos, China e Japão, e, os três últimos, Kiribati, Nauru e Tuvalu. 

Outra alternativa é comparar indicadores de dois países. Ao selecionar o tema “saúde” pode-se descobrir, por exemplo, a média de calorias consumidas por dia em cada país, como a Áustria, com 3.768 calorias/dia, e a República Centro Africana, com 1.720 calorias/dia, em 2016. No tema "economia", pode-se descobrir também o número de entrada de turistas por ano. No Brasil, por exemplo, foram cerca de 6,5 milhões em 2016 e na Argentina, 5,5 milhões.

O site também ganhou recurso de importação automática de dados, ou seja, as informações são atualizadas automaticamente conforme são alterados no site da fonte. “Além de reduzir o tempo de atualização dos dados, esse recurso aumenta a confiabilidade da plataforma, já que praticamente não há manipulação das informações capturadas na fonte, mantendo a fidelidade dos dados”, ressalta o designer do IBGE Thiago Lima.

O portal conta com informações de organismos internacionais, como a ONU e o Banco Mundial, que permitem a comparabilidade entre os países. O site está disponível em português, inglês e espanhol.