Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Sustentabilidade

Seminário divulga Prêmio ODS Brasil no Rio de Janeiro

Editoria: IBGE | João Neto

05/06/2018 15h47 | Atualizado em 18/07/2018 10h41

O Rio de Janeiro vai sediar, na próxima terça-feira (12), o 22º seminário estadual de divulgação do Prêmio ODS Brasil. A premiação foi criada para reconhecer boas práticas que tenham contribuído para as metas de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030, coordenada pelas Nações Unidas.

O evento, gratuito e com inscrições abertas, será realizado no Centro de Documentação e Disseminação de Informações do IBGE, com participação do presidente Roberto Olinto Ramos e representantes da Secretaria de Governo da Presidência da República, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), de Furnas e de outras instituições relacionadas às temáticas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

“Por meio do seminário, o IBGE, como membro da Comissão Nacional para os ODS, busca não só divulgar o prêmio e as contribuições sustentáveis já feitas, mas também reforçar o debate sobre a Agenda 2030, que atinge não só os níveis de governo, mas toda a sociedade”, ressaltou a coordenadora dos ODS no IBGE, Denise Kronemberger.

Saiba mais sobre a premiação

Empresas e organizações públicas e privadas podem inscrever, até 29 de junho, projetos de desenvolvimento econômico sustentável, responsabilidade social e meio ambiente na premiação, que tem como slogan "Você faz. O Brasil reconhece. O mundo fica melhor". Os projetos inscritos, que devem ter sido implementados há pelo menos um ano, serão avaliados segundo os resultados gerados, a participação dos beneficiários, a replicabilidade, a existência de parcerias, a convergência com políticas públicas e a aderência a um ou mais dos 17 ODS.

As três instituições mais bem colocadas em cada uma das quatro categorias (governos, organizações com fins lucrativos, organizações sem fins lucrativos e instituições de ensino, pesquisa e extensão) receberão um prêmio simbólico em cerimônia a ser realizada, em dezembro deste ano, em Brasília (DF).

De acordo com o Secretário Nacional de Articulação Social, Henrique Villas, o Prêmio ODS Brasil tem como principal objetivo construir um banco de práticas sustentáveis. “As iniciativas, certamente, vão ser referência para projetos posteriores, sobretudo para pequenos municípios. Também procuramos democratizar o prêmio, tanto que podem participar desde práticas de grandes corporações até pequenos projetos de escolas municipais”, disse.