Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Novo sistema facilitará consulta ao acervo da biblioteca do IBGE

Editoria: IBGE | Hilton Marques e Marina Cardoso (estagiários), sob supervisão de Adriana Saraiva

14/03/2018 09h00 | Atualizado em 10/04/2018 08h50

Com o objetivo de melhorar o atendimento ao público interno e externo, o IBGE adotará, no primeiro semestre, o sistema integrado de bibliotecas Pergamum, que centralizará todos os empréstimos, reservas e renovações de material, tornando o trabalho mais prático e organizado. Os usuários receberão, por e-mail, informações sobre livros e documentos de seu interesse específico.

Segundo a supervisora do setor de Tratamento e Disseminação de Informações da Biblioteca, Suzane Lima, uma das principais vantagens do novo sistema é permitir uma melhor descrição dos materiais. “Precisamos de mais complexidade para descrever os documentos para que, no momento em que o usuário fizer uma busca no acervo on-line, a recuperação de sua pesquisa seja mais precisa e robusta”, explica.

O Pergamum é mais completo e direcionado ao trabalho desenvolvido numa biblioteca, resume Suzane. Essa maior precisão facilita a pesquisa para usuários internos - servidores e funcionários - e externos, que não trabalham no IBGE, mas utilizam informações do instituto.

A biblioteca é aberta a toda a população, que pode consultar materiais pessoalmente ou por meio do site da biblioteca digital. Porém, assim como em outras instituições públicas, os serviços de empréstimos são restritos a servidores e funcionários ou pessoas vinculadas a outras instituições. É o sistema de empréstimo entre bibliotecas: o usuário externo deve se dirigir à biblioteca de sua instituição que, por sua vez, com a identificação do documento solicitado (como número de chamada, autor, título, etc.) faz os procedimentos para a requisição do material.

O Pergamum utiliza o formato internacional MARC 21, que identifica por meio de logaritmos padronizados as informações de acervos de bibliotecas do mundo inteiro, o que facilita o entendimento dos campos informacionais, independentemente do idioma utilizado. Quando uma instituição registra um livro em seu acervo, todas as outras que também utilizam o sistema têm acesso às informações e podem fazer uso da mesma bibliografia quando adquirem um mesmo exemplar. Esse trabalho otimiza o tempo de catalogação do material ao facilitar a migração de dados.

Para usufruir dos serviços de reserva, empréstimos e pesquisa de acervo, o usuário precisa ter um perfil on-line no Pergamum. No momento da migração dos dados, o sistema fornece um pré-cadastro com nome completo, e-mail e SIAPE (número que identifica o funcionário ou servidor público), que será concluído presencialmente quando o usuário for pegar emprestado algum material. Além disso, serão oferecidos cursos de capacitação quando o sistema estiver no ar além dos próprios tutoriais que o Pergamum possui para auxiliar em seu uso.

Outros três sistemas de gerenciamento integrado de acervos bibliográficos amplamente utilizados no Brasil foram estudados pela biblioteca, porém o Pergamum foi escolhido devido a sua utilização desde 2009 pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), o instituto de ensino superior do IBGE. A experiência do instituto de atender a um maior número de pessoas e a um volume de demanda mais intenso devido a seu público universitário, bem como haver uma maior integração no próprio IBGE foram os fatores que mais contribuíram para a escolha. Além disso, o sistema se mostrou tecnicamente mais adequado para as necessidades da biblioteca.

#praCegoVer Cláudia Prado, responsável pela biblioteca, apresenta o local
Cláudia Prado, responsável pela biblioteca, apresenta o local
#praCegoVer Suzane Lima Conceição, funcionária da biblioteca, analisa o acervo
Suzane Lima Conceição, funcionária da biblioteca, analisa o acervo
#praCegoVer Luciana Ferreira Lau mostra acervo fotográfico da biblioteca
Luciana Ferreira Lau mostra acervo fotográfico da biblioteca
#praCegoVer Equipe da biblioteca verifica acervo
Equipe da biblioteca verifica acervo
#praCegoVer Parte do acervo da biblioteca do IBGE
Parte do acervo da biblioteca do IBGE
#praCegoVer Funcionária da biblioteca trabalha na restauração de uma imagem
Funcionária da biblioteca trabalha na restauração de uma imagem
#praCegoVer Itens antigos fazem parte do acervo da biblioteca do IBGE
Itens antigos fazem parte do acervo da biblioteca do IBGE

Bibliotecas e salas de leitura nos estados

Localizado no Centro de Documentação e Disseminação de Informações (CDDI), rua General Canabarro, no bairro do Maracanã, a biblioteca geral (incluindo sala de leitura e pequeno espaço para exposições) funciona das 8h às 17h. O contato pode ser feito pelo telefone (21) 2142-0022 ou 4715, ou e-mail bibliotecacddi@ibge.gov.br.

Os serviços que a biblioteca oferece incluem visitas guiadas para escolas e universidades que entram em contato, informam a data que gostariam de ser recepcionadas e, se houver disponibilidade de horário, conhecem os espaços, o acervo e um pouco da história da biblioteca do IBGE.

O IBGE também tem bibliotecas / salas de leitura em todos os estados brasileiros. Clique aqui para encontrar a mais próxima para você.

Fonte de conhecimento desde 1938

O IBGE é uma fonte confiável de informação e conhecimento, desenvolvendo todos os anos diversas pesquisas que ajudam a construir um panorama de nosso país e ser base para execução de políticas públicas. A biblioteca do órgão, bem como seus bibliotecários, tem um papel fundamental na organização e disseminação desses dados.

Criada em 1938 por meio da publicação da Resolução nº 84, a biblioteca conta com um vasto acervo de livros, periódicos, materiais cartográficos que incluem mapas e atlas, fotografias, vídeos, material publicitário que o IBGE utilizou para divulgar suas pesquisas, material de apoio a coletas (questionários, cartas aos informantes e manuais para a realização das pesquisas). Os documentos são disponibilizados a todos os servidores, pesquisadores das unidades estaduais, aposentados e público externo.

Todo esse material é organizado de acordo com sua natureza e cada um deles requer uma organização física e tratamento diferentes. O setor de Tratamento e Disseminação de Informações fica responsável pelo cuidado, armazenamento e preservação de todo o acervo e cada uma das categorias tem um tutor interno que responde por aquele material.

Em tempos de intensos avanços tecnológicos, a informatização e migração de acervos físicos em digitais não diminuiu a importância da biblioteca e o trabalho do bibliotecário. Para Cláudia Prado, gerente da biblioteca, o fato de existir um mundo digital não torna desnecessário o físico. “O fato de se digitalizar um acervo não significa que o papel da biblioteca e do profissional que lida com a informação seja desnecessário, porque ainda é preciso organizá-las, independente do suporte em que se encontrem”.