Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Produção industrial segue com crescimento discreto em novembro

05/01/2018 09h00 | Atualizado em 08/02/2018 08h00

Na passagem de outubro para novembro, a indústria nacional registrou variação positiva de 0,2%, mantendo o ritmo de crescimento observado em setembro e outubro. Foi o que mostrou a Pesquisa Industrial Mensal (PIM/PF-Brasil), divulgada hoje pelo IBGE.

Entre as grandes categorias econômicas, duas apresentaram aumento na produção: bens de consumo duráveis (2,5%), com destaque para os automóveis, e bens intermediários (1,4%), em especial a metalurgia, celulose e parte da produção de alimentos.

Segundo o gerente da pesquisa, André Macedo,  “os efeitos percebidos este mês foram disseminados entre vários setores e produtos, como farmacêuticos, perfumaria, celulose, alimentos e metalurgia, que apresentaram contribuições próximas para o índice geral”.

Para o pesquisador, a sequência de resultados positivos, mesmo que próximos à margem, indicam um ritmo de estabilidade no setor industrial, recuperando as perdas assinaladas em agosto.

“Com apenas dois resultados negativos na comparação de mês a mês, em março e agosto, 2017 mostra uma mudança de comportamento na indústria em geral, que vinha tendo desempenhos negativos em 2015 e até novembro de 2016. Porém, mesmo com o aumento de ritmo, a produção da indústria recuperou apenas parte das perdas registradas nos últimos anos e ainda se encontra 16,7% abaixo do nível recorde alcançado em junho de 2013”, conclui Macedo.

Texto: Eduardo Peret
Imagem: Pixabay
Gráfico: J. C. Rodrigues