Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Série “Censo Agro em campo” mostra diversidade do Brasil rural

Editoria: Séries Especiais

10/11/2017 17h43 | Atualizado em 24/01/2019 11h03

Mais do que números, o Censo Agro 2017 tem como objetivo compor um extenso retrato do Brasil rural. Para ajudar a mostrar um pouco mais de nossa diversidade, da paisagem e da cultura encontrada durante a coleta desses dados, a série de reportagens “Censo Agro em campo”, produzida pela equipe da Agência IBGE Notícias, reunirá histórias, imagens e informações de 10 estados do país.

A série mostrará o que que os recenseadores encontram no dia a dia de trabalho pelo Censo Agro. Dos búfalos da Ilha de Marajó, no Pará, aos camarões de Santa Catarina, passando pelas plantações de soja no Maranhão e o cultivo orgânico na região Serrana do Rio de Janeiro, o Censo Agro mostra que o Brasil reúne locais com particularidades econômicas, climáticas, culturais etc.

O Censo Agro é um só, mas a proporção continental do território brasileiro agrega uma infinidade de realidades distintas entre si. São mais de 5 milhões de propriedades a serem pesquisadas pelo IBGE até fevereiro de 2018, número que por si só já é maior que a população do nosso vizinho Uruguai (3,4 milhões de pessoas), por exemplo.

Ao todo, a série de reportagens contará histórias e retratará as paisagens de Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Em todos eles, repórteres da Agência de Notícias IBGE acompanharam um pouco da rotina da coleta local do Censo Agro e conversaram com aqueles que participam da pesquisa direta ou indiretamente, do recenseador ao produtor rural.

 


Vídeo: J.C. Rodrigues
Arte: Helena Pontes
Infográfico: Pedro Vidal
Foto: Licia Rubinstein