Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

IBGE e Ministério da Cultura iniciam discussões para criação da Conta Satélite da Cultura

Editoria: IBGE

04/09/2017 17h48 | Atualizado em 04/09/2017 17h50

O presidente do IBGE, Roberto Olinto Ramos, e o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, se reuniram, na última sexta-feira (01/09), na sede do IBGE no Rio de Janeiro, para discutir a criação da Conta Satélite da Cultura. Ficou definido que um comitê executivo será criado para discutir o assunto. A previsão é que uma nova reunião ocorra no início de outubro deste ano.  

A exemplo do que é feito com a Conta da Saúde, que a coordenação de Contas Nacionais do IBGE calcula desde 2000, a da Cultura vai permitir uma maior visão das atividades culturais dentro da economia, incluindo suas cadeias produtivas e a produção de conhecimento. A conta também vai definir o peso das atividades econômicas ligadas ao setor no Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.

Roberto Olinto explicou se tratar de um projeto de longo prazo. “A conta tem mais informações a partir do momento em que se configura como uma atividade sistemática, o que permite ampliar ainda mais as informações produzidas. São uns cinco ou seis anos para o projeto amadurecer”, disse.

O ministro enfatizou a importância de se valorizar a cultura enquanto um conjunto de atividades econômicas. “A cultura tem uma dimensão econômica fortíssima e os indicadores relacionados às atividades do setor estão fora do radar”, comentou.

Também participaram da reunião a chefe de Gabinete do IBGE, Sonia Val, o diretor de Pesquisas, Claudio Crespo, a coordenadora de Indicadores Sociais, Barbara Cobo, o pesquisador Leonardo Athias e o secretário de Economia da Cultura do Ministério da Cultura, Mansur Basset.

Texto: Diana Paula de Souza
Fotos: Licia Rubinstein