Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Cooperação entre IBGE e Amaerj impulsiona pesquisas sobre segurança, justiça e cidadania

Editoria: IBGE

30/08/2017 14h00 | Atualizado em 01/09/2017 18h24

O Presidente do IBGE, Roberto Olinto Ramos, reuniu-se, no dia 14 de agosto, com a Presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), Renata Gil, visando cooperação na produção das estatísticas sobre segurança, justiça e cidadania. O Diretor de Pesquisas, Claudio Crespo, e a Coordenadora de População e Indicadores Sociais, Barbara Cobo, também participaram do encontro, na Sede da Amaerj.

A Juiza Renata Gil (à esquerda) reuniu-se na Amaerj com o presidente do IBGE, Roberto Olinto Ramos, o diretor de Pesquisas, Claudio Dutra Crespo, e a coordenadora de População e Indicadores Sociais, Barbara Cobo

Como um dos resultados do encontro, a Associação sensibilizará juízes e servidores da Justiça sobre a necessidade de fornecer as informações que o IBGE utiliza para produzir as Estatísticas do Registro Civil, que traz dados sobre nascimentos, óbitos, casamentos e divórcios. A Associação ajudará na divulgação do aviso distribuído, em 9 de agosto, pelo corregedor-geral da Justiça, Cláudio de Mello Tavares, a juízes e funcionários de Varas de Família do Estado do Rio para que prestem informações ao Instituto.

No aviso, a Corregedoria determina “a necessária colaboração aos técnicos credenciados pelo IBGE, fornecendo as informações numéricas que forem solicitadas em relação aos atos e processos de suas atribuições, resguardado o segredo de justiça relativamente à identidade das partes envolvidas.” A medida foi tomada, por solicitação do IBGE, após algumas recusas de fornecimento de informações para a pesquisa Estatísticas de Registro Civil, por parte de juízes e funcionários das varas, alegando segredo de justiça e falta de pessoal ou senha para apoio ao IBGE.

“Cada vez mais as nossas estatísticas tem que se entrelaçar com outros órgãos, de forma que nós possamos, não só reduzir custos, como ampliar nossos trabalhos e, eventualmente, ter uma divulgação maior para que as pessoas compreendam melhor o que a gente faz”, afirmou o presidente do IBGE, Roberto Olinto.

Outra decisão tomada no encontro é que as áreas de Tecnologia da Informação da Amaerj e IBGE farão parceria no sentido de possibilitar a captação dos dados de forma automatizada, sistema a sistema, visando agilizar a coleta dos dados. A ideia é que o estado do Rio de Janeiro seja o piloto dessa iniciativa, a ser replicada nos demais estados.

Texto: Adriana Saraiva (colaborou Francisco Alchorne)
Imagem: Helga Szpiz
Fotografia: katemangoster/freepik