Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Missão e interação para #retratarobrasil

Editoria: IBGE

06/07/2017 10h00 | Atualizado em 07/07/2017 09h30

Criada com o objetivo de reforçar a missão institucional do IBGE, a hashatg #retratarobrasil já foi utilizada cerca de 9,7 mil vezes no Instagram. Toda sexta-feira uma imagem do projeto colaborativo é escolhida pelo núcleo de mídias sociais e repostada no Instagram oficial do IBGE. “A gente tenta sempre escolher imagens que tenham conexão com os assuntos da semana,” conta Irene Gomes, do núcleo de mídias.

Camila Ermida, que gerenciava as mídias sociais na época em que o projeto foi elaborado, conta que a ideia surgiu em uma reunião da equipe de marketing.  “Havia a necessidade de ter uma hashtag própria do IBGE e reforçar a missão institucional”, conta Camila.

Daí surgiu #retratarobrasil: Retratar o Brasil com informações necessárias ao conhecimento de sua realidade e ao exercício da cidadania. A campanha tem ajudado a valorizar o Instagram oficial do IBGE, que já conta com quase 8 mil seguidores.

A hashtag foi divulgada pela primeira vez em 14 de maio de 2015, um pouco depois da criação do perfil na rede, em março do mesmo ano. O usuário @brunocidadao foi o primeiro a ter sua foto repostada no perfil do IBGE. A imagem veio de Unaí, Minas Gerais, e teve 35 curtidas.

Já a última imagem compartilhada, do usuário @yuri_fotografia , teve 117 curtidas e mostrou o sertão nordestino, em Jeremoabo, Bahia.

O IBGE está há 81 anos retratando o Brasil de muitas formas, e quer ver o país com o olhar dos brasileiros. Participe também desse projeto colaborativo! Publique uma foto em suas redes sociais com a hashtag #retratarobrasil e ela pode aparecer no Instagram do IBGE (@ibgeoficial).

 

Texto: Karina Meirelles (estagiária)

Imagens retiradas do projeto colaborativo #retratarobrasil