Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Vendas no varejo apresentam terceira taxa positiva consecutiva

15/08/2017 09h00 | Atualizado em 15/08/2017 10h00

As vendas no varejo nacional apresentaram avanço de 1,2% em junho, frente a maio de 2017. Segundo a Pesquisa Mensal do Comércio, essa é a terceira taxa positiva consecutiva nessa comparação. Os setores que contribuíram para o resultado foram os de móveis e eletrodomésticos (2,2%), tecidos, vestuários e calçados (5,4%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico – lojas de departamento, ótica, joalheria e outros (2,7%).

Na comparação com igual mês do ano anterior, o comércio varejista avançou 3% em junho de 2017, com resultados positivos em todas as atividades pesquisadas. A gerente da pesquisa, Isabella Nunes, explica o motivo do crescimento dos indicadores: “O resultado foi devido às comemorações das datas festivas de junho. Além disso, foi um mês marcado por uma dinâmica de vendas associada às compras financiadas. Os dados do Banco Central mostram uma redução de 12,9% no custo médio do crédito às famílias”.

Segundo ela, o resultado foi uma combinação de fatores. Além do destaque para a demanda reprimida, em um quadro de ligeira redução da taxa de juros, houve um movimento de estímulo de promoções por parte das empresas de varejo. Isabella acredita ser um crescimento consistente: “Foi eliminada a perda de 1,1% registrada em março último, porém o total do varejo está 8,4% abaixo do nível recorde alcançado em novembro de 2014”, complementa.

Texto: Pedro Renaux
Imagem: Pixabay