Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Caravana Federativa

IBGE conclui participação na Caravana Federativa em Pernambuco

Editoria: IBGE | Vinícius Britto

16/04/2024 17h42 | Atualizado em 18/04/2024 15h53

Superintendente em Pernambuco e servidores do IBGE concluem os atendimentos na Caravana Federativa - Foto: Vinícius Britto

Nos dias 15 e 16 de abril o IBGE participou da Caravana Federativa em Pernambuco, realizada no Centro de Convenções de Pernambuco, no bairro Salgadinho, em Olinda (PE), em meio ao 7º Congresso Pernambucano de Municípios, realizado pela Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE). O Instituto realizou 70 atendimentos aos gestores públicos estaduais e das prefeituras pernambucanas que visitaram seu estande, tirou dúvidas e iniciou conversas para novas parcerias.

“O balanço que a gente faz é que foram dois dias muito interessantes de conexão entre os gestores e o IBGE. Foram dois públicos diferentes, um do congresso de municípios da AMUPE, e outro público da Caravana Federativa, que nos apresentou gestores com demandas variadas, como questões sobre levantamentos de safras, como foi uma que recebemos e atendemos na tarde de hoje. A experiência foi muito positiva e foi uma oportunidade muito boa de aproximar o Instituto da sociedade”, destacou o Superintendente do IBGE em Pernambuco, Gliner Alencar

Superintendente do IBGE em Pernambuco, Gliner Alencar recebeu os visitantes ao estande do Instituto - Foto: Vinícius Britto

Quem visitou o estande do Instituto recebeu orientações sobre as pesquisas e estudos, além de um kit do IBGE com bolsa, caneta e caderno de anotações, materiais informativos de produtos como o Brasil em Números Informativos PAM (Produção Agrícola Municipal), Informativo PPM (Pesquisa de Pecuária Municipal), Informativo PIB dos Municípios, Informativos PAS (Pesquisa Anual de Serviços), Informativo da PEVS (Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura) Informativo IBGE Educa, Folder Quilombolas, Folder Indígenas, Folder Regic (Regiões de Influência das Cidades), e ainda, Folder Censo 2022 Somos mais de 200 milhões.

Servidores do IBGE continuaram trabalhando intensamente nos atendimentos aos gestores no segundo dia da Caravana

Após o primeiro dia de atendimentos, o IBGE continuou recebendo, auxiliando e pensando em novas parcerias com os gestores públicos que visitaram o estande do Instituto no segundo dia da Caravana Federativa.

O estande recebeu a visita do Secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional do Governo do Estado de Pernambuco, Fabrício Santos, que é um servidor de carreira do IBGE e está cedido ao Governo do Estado.

“Tivemos um bate papo muito interessante com o IBGE na Caravana Federativa e ficamos de construir uma agenda com a governadora nas próximas semanas para trazer um pouco esse pensamento que percebi do IBGE no sentido de se colocar como o grande protagonista que é para o Brasil, mesmo que as vezes o Brasil não entenda. Como servidor do IBGE, fiquei muito entusiasmado com essas novas perspectivas”, salientou o secretário.

O Secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional e ibgeano de carreira, Fabrício Santos, durante visita ao estande - Foto: Vinícius Britto

A Superintendente em Recife do Serviço Geológico do Brasil (SGB), Hortência de Assis, aproveitou a visita para alinhar novas parcerias com o Instituo. “Nessa conversa vimos que estamos com uma interface de programas muito interessante. Por exemplo, nós temos o SGB Educa e o IBGE também possui um programa nesse sentido de educar a população acerca de seus trabalhos. Nós temos classicamente uma parceria com o IBGE em levantamentos, seja na zona costeira ou no continente, e após essa visita saímos com a intenção de desenvolver ainda mais essa parceria, agora na questão da educação”, comemorou.

Superintendente em Recife do Serviço Geológico do Brasil, Hortência de Assis pretende expandir a parceria entre as instituições na área de educação - Foto: Vinícius Britto

“A Caravana Federativa faz a aproximação do Governo Federal com os órgãos estaduais e municipais, mas também faz essa aproximação entre os próprios órgãos federais. Nessa conversa breve nós já deslumbramos uma série de ações que podem ser desenvolvidas em parceria, como mapeamentos dos povos ciganos em Pernambuco e da rede PEBA, que é a uma Macrorregião Interestadual de Saúde entre Pernambuco e Bahia que representa cerca de 2 milhões de pessoas e 53 municípios e foi reconhecida oficialmente em setembro do ano passado. Esses mapeamentos são importantes para visarmos desenvolver políticas públicas para essas populações”, pontuou o Superintendente do Ministério da Saúde em Pernambuco, Rosano Carvalho.

O Superintendente do Ministério da Saúde em Pernambuco, Rosano Carvalho, durante visita ao IBGE - Foto: Vinícius Britto

“O servidor do IBGE me auxiliou a realizar alguns filtros nas tabelas do SIDRA, consegui observar dados para microrregiões, como a de Garanhuns. Vimos também os dados do último Censo Agropecuário, que possui um gama de informações como produtos de lavoura permanente, os que estão em escassez, se são de agricultura familiar ou não, assim como o total da produção, e aprendi a criar as visualizações e produzir gráficos a partir do SIDRA. Os dados do IBGE são tudo para a implementação de políticas públicas na nossa agência, é a partir desses dados que conseguimos conduzir qual é a melhor forma de desenvolver a região”, ressaltou a representante da Agência de Desenvolvimento Econômico do Agreste Meridional, Kátia Marinho.

Kátia Marinho, representante da Agência de Desenvolvimento Econômico do Agreste, tirou dúvidas a respeito do SIDRA - Foto: Vinícius Britto

Caravana Federativa completa o segundo dia em Pernambuco

Após dois dias de atendimentos da Caravana Federativa em meio ao 7º Congresso Pernambucano de Municípios, realizado pela Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE), o Secretário Especial de Assuntos Federativos, André Ceciliano, comandou o encerramento da passagem por Pernambuco no estande da Secretaria de Relações Institucionais. Mais cedo, o secretário visitou a equipe do IBGE e agradeceu a participação do Instituto em mais uma edição do evento.

O Secretário Especial de Assuntos Federativos, André Ceciliano, durante visita ao estande do IBGE - Foto: Vinícius Britto

Mais sobre a Caravana Federativa

A Caravana Federativa tem como principal objetivo levar o atendimento, a informação e a cooperação entre os entes federados. Isso é feito através da participação ativa dos Ministérios e demais órgãos federais em um esforço conjunto para democratizar o acesso aos programas e serviços essenciais.

Durante o evento, os gestores públicos têm acesso direto aos Ministérios e autarquias, que oferecem atendimento personalizado. É uma oportunidade ímpar para esclarecer dúvidas, buscar apoio e, mais importante ainda, para identificar maneiras de melhorar os serviços oferecidos em suas comunidades. A Caravana Federativa oferece informações atualizadas diretamente dos responsáveis pelos programas governamentais.