Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Caravana Federativa

IBGE realiza primeiros atendimentos na Caravana Federativa em Pernambuco

Editoria: IBGE | Vinícius Britto

15/04/2024 19h18 | Atualizado em 16/04/2024 11h22

Prefeita de Ipojuca, Célia Sales visitou o estande do IBGE e recebeu o material informativo do instituto - Foto: Vinícius Britto

O IBGE realizou nesta segunda-feira, 15, os primeiros atendimentos na oitava Caravana Federativa, realizada no Centro de Convenções de Pernambuco, no bairro Salgadinho, em Olinda (PE). Com o tema “União e reconstrução por uma nova relação federativa”, o evento já passou por Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Palmas (TO), São Luís (MA), Fortaleza (CE) e João Pessoa (PB), sendo esta a segunda edição em 2024. A Caravana ocorre durante a realização do 7º Congresso Pernambucano de Municípios, realizado pela Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE).

O Superintendente do IBGE em Pernambuco, Gliner Alencar, avaliou o primeiro dia de atendimentos como positivo e destacou que, no segundo dia, o estande do IBGE deve ficar ainda mais movimentado. “O evento está sendo bem proveitoso para o IBGE em termos de divulgação dos produtos do Instituto, em especial dos materiais informativos que trouxemos, que foram muito bem aceitos pelos visitantes. O primeiro dia foi divido entre a abertura, reuniões entre os gestores e visitação aos estandes, e foi muito importante nesse sentido para os prefeitos, pois pode ser uma oportunidade única de fazer uma reunião com essas autoridades. Amanhã teremos o dia todo e esperamos ter o estande cheio”, comenta Gliner.

Superintendente do IBGE em Pernambuco, Gliner Alencar participou dos atendimentos aos gestores públicos - Foto: Vinícius Britto

Gestores públicos visitaram o estande do IBGE no dia de abertura de Caravana

No primeiro dia de atendimentos, quem visitou o estande do instituto recebeu orientações sobre as pesquisas e estudos do IBGE, e, além de um kit do Instituto com bolsa, caneta e caderno de anotações, materiais informativos de produtos como o Brasil em Números Informativos PAM (Produção Agrícola Municipal), Informativo PPM (Pesquisa de Pecuária Municipal), Informativo PIB dos Municípios, Informativos PAS (Pesquisa Anual de Serviços), Informativo da PEVS (Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura) Informativo IBGE Educa, Folder Quilombolas, Folder Indígenas, Folder Regic (Regiões de Influência das Cidades), e ainda, Folder Censo 2022 Somos mais de 200 milhões.

“Eu e minha secretária viemos conhecer o estande do IBGE e conferir os dados sobre a população, em especial da população idosa. Conhecer o perfil das pessoas como um todo é de extrema importância para nossa área de atuação. Nos mostraram como acessar o site e consultar os dados do Censo e das pesquisas do IBGE para buscarmos os dados que nos interessam em nossa atuação”, afirmou a presidente do Sindicato dos Guias de Turismo, Marcolina Maria Silva.

Presidente do Sindicato dos Guia de Turismo foi atendida pelos servidores do IBGE - Foto: Vinícius Britto

A pesquisadora do IBGE, Márcia Carneiro, exemplificou o atendimento citando duas das demandas de gestoras que visitaram o estande do IBGE. “Elas queriam consultar os dados de população idosa na região metropolitana de Pernambuco. Eu mostrei como elas podem ver esses dados no SIDRA assim como variáveis como nível de escolaridade e outros indicadores que vão auxiliar a pesquisa deles sobre vulnerabilidade social”, comenta.

Márcia este realizando atendimentos no estande do Instituto durante o primeiro dia de Caravana - Foto: Vinícius Britto

Abertura do Congresso de Municípios e da Caravana Federativa

A abertura do 7º Congresso Pernambucano de Municípios e da Caravana Federativa aconteceu no Teatro Guararapes e contou com a presença de diversas autoridades, entre ela a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os prefeitos de Recife e Olinda, João Campos e Professor Lupércio, dos ministros André de Paula, da Pesca e Agricultura, e Luciana Santos, de Ciência, Tecnologia e Inovação, e do Secretário Especial de Assuntos Federativos, André Ceciliano.

A governadora Raquel Lyra, destacou a relevância da parceria dos entes federativos com os municípios. “Sempre falei da importância de fazer o governo chegar mais perto das pessoas. Mesmo quando são de partidos diferentes, com divergências em alguns pontos, são os prefeitos e prefeitas ouvem a população no dia a dia, que sabem das suas necessidades mais urgentes. Por isso, aproveitem este momento para fazer parcerias, convênios e encontrarem caminhos para conseguir recursos para os investimentos que vão mudar a vida das pessoas”, pontuou.

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, durante a abertura do Congresso Pernambucano de Municípios e da Caravana Federativa - Foto: Vinícius Britto

“A Caravana Federativa é um momento único para que prefeitos, prefeitas e secretários municipais possam buscar parcerias com os mais de 30 ministérios que estão presentes e conhecer os novos programas do governo federal. Da minha parte, só tenho a agradecer a todos que ajudaram na realização deste evento”, declarou André Ceciliano.

Secretário Especial de Assuntos Federativos, André Ceciliano destaca a oportunidade que os gestores têm de conhecer novos programas do governo - Foto: Vinícius Britto

Caravana Federativa chega a sua oitava edição ao visitar Pernambuco

A Caravana Federativa em Pernambuco conta com a participação de mais de 30 ministérios e ocorre em meio ao 7º Congresso Pernambucano de Municípios, realizado pela Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE). Em sua oitava edição, o evento é uma iniciativa da Secretaria Especial de Assuntos Federativos (SEAF) da Presidência da República, que desempenha um papel fundamental na coordenação e integração entre os diferentes níveis de governo.

Suas competências incluem auxiliar o Ministro Chefe da Secretaria de Relações Institucionais, na articulação política com os entes federativos, promover a integração desses entes às políticas públicas do governo federal, gerenciar informações e elaborar estudos para o aperfeiçoamento do pacto federativo. Para tanto, promove a participação ativa dos Ministérios e demais órgãos federais em um esforço conjunto para democratizar o acesso aos programas e serviços essenciais.

O primeiro dia contou com disponibilização de serviços e atendimento técnico nos estandes para gestores públicos dos 184 municípios pernambucanos, do Arquipélago de Fernando de Noronha e do governo do estado.

Programação

Segunda-feira (15/04)

10h30 – Solenidade de abertura no Teatro Guararapes
12h30 às 18h – Atendimentos no Pavilhão da Caravana 

Terça-feira (16/04)

9h às 17h – Atendimentos no Pavilhão da Caravana
17h – Solenidade de Encerramento no estande da Secretaria de Relações Institucionais