Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

IBGE divulga atualização dos nomes dos municípios do país

Editoria: Geociências

22/02/2022 10h00 | Atualizado em 22/02/2022 11h04

O IBGE divulga hoje a atualização da lista com as alterações dos Topônimos Legais dos Municípios Brasileiros. Trata-se do nome próprio do município, atualizado no banco de estruturas territoriais do Instituto. A nova versão traz também o histórico das mudanças ocorridas nas versões anteriores.

A versão atual incorpora a nomenclatura do município de “Grão Pará”, em Santa Catarina, que passou para “Grão-Pará” em 2021. A lista é atualizada anualmente, caso tenha havido alteração de topônimos.

A relação está disponível em formato de planilha e apresenta as 130 alterações já ocorridas desde 1938, trazendo o nome anterior do município, o nome atual, o motivo da alteração e a data em que a denominação foi alterada no cadastro do IBGE.

O primeiro registro da lista foi a mudança do nome do município pernambucano de São Vicente para Macapá, ocorrida em 31/03/1938 e motivada por um ato legal. Posteriormente, em 31/12/1943, o município passou a ser chamado de Macaparana, mudança motivada também por um ato legal.

Os topônimos refletem e perpetuam um pouco da história e cultura dos municípios, ao remeterem a um fato ou pessoa de relevância durante o processo de ocupação, ou retratando o sentimento de pertencimento e identidade no território.

As novas denominações passam a integrar todos os documentos geográficos e estatísticos elaborados pelo IBGE, tais como Mapas Municipais das Estimativas Populacionais, Base Cartográfica Contínua das Unidades da Federação, Base Cartográfica Contínua do Brasil ao Milionésimo – BCIM, Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE), IBGE Cidades, além do SIDRA.