Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

IBGE disponibiliza a Base Cartográfica Contínua do Estado de Sergipe na escala 1:100.000

Editoria: Geociências

02/12/2019 10h00 | Atualizado em 02/12/2019 14h13

O IBGE disponibiliza hoje, em seu portal na Internet, a base cartográfica vetorial contínua do Estado de Sergipe (BC100_SE), na escala 1:100.000 (1cm = 1.000m). Esse é o quarto conjunto de dados geoespaciais vetoriais lançados pelo Projeto BC100, que irá mapear todas as 27 unidades da federação nessa escala.

Em formato digital para utilização em Sistemas de Informação Geográfica, a base cartográfica informa o posicionamento espacial, os nomes geográficos e a classificação dos elementos representados. Esses dados fornecem uma representação do espaço que propicia um conhecimento mais adequado do território, auxiliando na tomada de decisões em relação ao planejamento regional, podendo nortear programas de governo, facilitar análises que demandem uma visão de conjunto das unidades da federação e dar subsídio para representações temáticas territoriais sociais, econômicas e ambientais.

A escala 1:100.000 dá origem a um produto cartográfico ainda mais detalhado do que os atualmente disponíveis para todo o território nacional. As bases cartográficas vetoriais contínuas desse projeto foram geradas a partir de interpretação de imagens dos satélites RapidEye obtidas em 2013 e 2014 e Sentinel-2 em 2019, complementadas com informações produzidas por instituições e órgãos governamentais parceiros. Informações mais detalhadas sobre a base cartográfica estão disponíveis na nota técnica que acompanha o produto, disponível aqui.

Por meio do Projeto BC100, o IBGE já lançou, em 2016, as bases cartográficas de Goiás e do Distrito Federal e, em 2018, do Espírito Santo. Todo o material pode ser acessado no geoportal da INDE e seus metadados podem ser encontrados no catálogo de metadados do IBGE

A base cartográfica vetorial contínua do Estado de Sergipe pode ser acessada aqui e também por meio da Plataforma Geográfica Interativa do IBGE.