Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

IBGE atualiza áreas territoriais de estados e municípios brasileiros

Editoria: Geociências

25/03/2019 10h00 | Atualizado em 25/03/2019 10h46

O IBGE divulga, hoje, a atualização das áreas territoriais de estados e municípios brasileiros. Veja a lista completa aqui.

O reprocessamento dos valores das áreas territoriais abrange 5.568 municípios, além do Distrito Federal e Distrito Estadual de Fernando de Noronha, e está de acordo com a Malha Municipal de 2018, que pode ser acessada aqui.

Nesta atualização, destacam-se o refinamento do traçado da linha de referência da costa brasileira e de alguns limites fluviais entre os estados de Mato Grosso e Amazonas, Roraima com Amazonas e Pará com Maranhão e Amazonas. Destaca-se também a adequação da divisa entre o Distrito Federal e Goiás, após estudos realizados em parceria pelo IBGE com os respectivos órgãos estaduais.

O redimensionamento dos valores de áreas também está relacionado à evolução das geotecnologias aplicadas no seu cálculo. Isso implica na atualização periódica dos valores das áreas estaduais e municipais com a utilização continuada de melhores técnicas e insumos de produção. As alterações nos valores das áreas também refletem eventuais alterações territoriais nos limites político-administrativos por força de lei ou de medidas judiciais.