Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Empresas que não responderam às pesquisas anuais do IBGE têm até 15 de setembro para enviar questionários

Editoria: IBGE

13/09/2018 15h00 | Atualizado em 13/09/2018 15h29

A coleta das pesquisas estruturais por empresa do IBGE (Pesquisa Industrial Anual Empresa – PIA Empresa, Pesquisa Industrial Anual Produto – PIA Produto, Pesquisa Anual de Comércio - PAC, Pesquisa Anual da Indústria da Construção - PAIC, Pesquisa Anual de Serviços - PAS) se encerrou em 31 de julho, mas as empresas que não prestaram as informações dentro do prazo inicial ainda podem regularizar sua situação até o dia 15 de setembro.

Cerca de 83,9% das empresas procuradas já responderam às pesquisas. A partir do dia 16 de setembro, as empresas que não responderam serão notificadas e consideradas inadimplentes com o IBGE. As empresas notificadas terão até 31 de outubro para enviarem o questionário e regularizar sua situação.

Além de levantar informações sobre pessoal ocupado, salários, receitas, custos e despesas de seus segmentos, as pesquisas também servem de base para o cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, dos estados e Distrito Federal. Essas informações constituem a mais completa fonte de estatísticas sobre o tema, fornecendo elementos para o planejamento público, o conhecimento dos setores econômicos pelas empresas, estudos acadêmicos e informação geral para a sociedade.

A prestação de informações para fins de pesquisas é obrigatória e todos os dados fornecidos são confidenciais e usados exclusivamente para fins estatísticos, conforme prevê a legislação que ampara a atuação do IBGE (Decreto-lei n.º 161, de 13 de fevereiro de 1967; Lei nº 5.534, de 14 de novembro de 1968; Lei nº 5.878, de 11 de maio de 1973).  

Os questionários estão disponíveis para download aqui.  Para mais informações, entre em contato com a Central de Atendimento do IBGE, pelo telefone 0800 721 81 81, ou procure a unidade do IBGE na sua localidade.