Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

IBGE inaugura novas estações de posicionamento por satélite

O IBGE, em cooperação com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra)...

Editoria: Geociências

05/04/2011 09h01 | Atualizado em 21/03/2018 15h48

O IBGE, em cooperação com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), inaugura hoje 5 estações da RBMC - Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo dos Sistemas GNSS (Sistemas de Navegação Global por Satélites, como o norte-americano GPS – Sistema de Posicionamento Global, e o russo GLONASS). As estações localizam-se em Canarana/MT (MTCN), Juína/MT (MTJU), Sorriso/MT (MTSR), Teresina/PI (PITR) e Vila Bela da Santíssima Trindade/MT (MTVB). Além disso, a estação de Maringá/PR (PRMA), em operação desde dezembro de 2008 para armazenamento de informações, também passa a oferecer dados para localização em tempo real pela internet, através do serviço RBMC-IP. A RBMC é o elo direto entre o Sistema Geodésico Brasileiro (SGB) e redes internacionais similares. Com a crescente utilização das técnicas de posicionamento baseadas nos GNSS, seu papel é cada vez mais relevante na definição da ocupação do solo.

A RBMC é a estrutura de referência tridimensional (latitude, longitude e altitude elipsoidal, esta última referente ao modelo geométrico que representa a forma da Terra) mais precisa do país, podendo fornecer a qualquer usuário localizações com precisão de milímetros. Pode ser utilizada tanto para apoiar o projeto, construção e monitoramento de grandes obras de engenharia, como estradas, pontes e barragens, quanto na demarcação de terras indígenas, quilombolas, de proteção ambiental, entre outras, além de auxiliar no monitoramento de veículos. Isso se dá pela coleta diária de informações que permitem o cálculo das coordenadas (latitude, longitude e altitude elipsoidal) de diversos pontos do território nacional. No caso de terremotos, como os ocorridos no ano passado no Chile e no dia 11 de março deste ano no Japão, por exemplo, foi possível detectar deslocamentos de até 3 metros através de estações similares espalhadas nestes países e seus vizinhos.

Com o início de sua implantação em dezembro de 1996, a RBMC foi a primeira rede deste tipo a ser instalada na América do Sul e atualmente conta com 85 estações em operação, 6 em fase de conclusão de instalação e testes (Benjamin Constant/AM, Novo Progresso/PA, Parintins/AM, Quixeramobim/CE, São Carlos/SP e Santarém/PA) e duas em fase de projeto e instalação (Barcelos/AM e Coari/AM). As estações recepcionam os sinais de satélites artificiais com alta precisão, ajudando, através da interconexão com redes de outros países e continentes, a melhorar o sistema como um todo.

Os dados e relatórios de todas as estações podem ser acessados, mediante cadastro, no portal do IBGE, através do link www.ibge.gov.br/home/geociencias/download/tela_inicial.php?tipo=8; e também no servidor de FTP, cujo endereço é ftp://geoftp.ibge.gov.br/RBMC/. Estes dados são organizados em arquivos de observações diárias, sempre referentes ao dia imediatamente anterior. É possível ainda receber informações, seguindo a RBMC no Twitter @IBGE_RBMC.