Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Brasil vai sediar Congresso Mundial de Estatística em 2015

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) será o anfitrião, no segundo semestre de 2015, da 60ª edição do Congresso Mundial de Estatística...

29/07/2010 07h01 | Atualizado em 29/07/2010 07h01

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) será o anfitrião, no segundo semestre de 2015, da 60ª edição do Congresso Mundial de Estatística, organizado pelo Instituto Internacional de Estatística (International Statistical Institute, ou ISI, http://www.isi-web.org/), organismo científico criado em 1885 e sediado em Haia, na Holanda. A entidade é atualmente composta por aproximadamente 2.000 integrantes reconhecidos internacionalmente na área de estatística de mais de 130 países. Para o Congresso, são esperados cerca de 4.000 participantes, entre representantes dos institutos oficiais de estatística de todo o mundo e especialistas de áreas correlatas, como demógrafos, economistas, cientistas sociais, entre outros. O objetivo do evento é discutir avanços teóricos e melhores práticas estatísticas nos diferentes países do mundo.

No último Congresso (http://www.statssa.gov.za/isi2009/), realizado em 2009, em Durban, na África do Sul, o Brasil foi representado pelo presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes, e vários outros representantes do Instituto de Estatística e Universidades brasileiras. O tema do Congresso foi Estatísticas: nosso passado, presente e futuro. Foram realizadas mais de cem sessões e selecionados mais de cem artigos, apresentados em mesas temáticas, além de quase mil resumos. Foi a primeira vez, em 124 anos de história, que o encontro foi promovido na África subsaariana.

Realizados a cada dois anos, os próximos Congressos serão na Irlanda (2011) e em Hong Kong (2013). No ano que vem, o evento (http://www.isi2011.ie/content/), que será em Dublin, entre 21 e 26 de agosto, traz como novidade a discussão do chamado “tema do dia”, em que todos os trabalhos vão se referir ao assunto Água, qualidade e quantidade. O Congresso promete reunir estatísticas de todo o espectro disciplinar: estatísticas oficiais, levantamento e amostragem, estatísticas computacionais e matemáticas, probabilidade e modelagem estocástica e educação.

Os Congressos Mundiais de Estatística são importantes para estatísticos de todas as áreas identificarem novos temas de investigação na área acadêmica e da estatística oficial.