Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

IBGE promove Seminário Internacional sobre Estatísticas Ambientais

O IBGE e a Divisão de Estatísticas das Nações Unidas (UNSD – ONU)...

21/09/2009 07h01 | Atualizado em 21/09/2009 07h01

O IBGE e a Divisão de Estatísticas das Nações Unidas (UNSD – ONU) vão promover, de segunda a sexta-feira (21 a 25), o Seminário Internacional sobre Estatísticas Ambientais e Contas Econômico-ambientais, no Rio de Janeiro. O evento visa à sensibilização, no Brasil e na América Latina, sobre a importância da integração das estatísticas nas áreas ambiental e econômica com a implementação de um quadro de referência comum: o Sistema de Contabilidade Econômico-ambiental (SCEA). Participarão do seminário representantes de organizações de estatística nacionais de diversos países, de organizações de estatística internacionais e de usuários e produtores nacionais de dados relacionados ao meio ambiente. A abertura ocorrerá na segunda-feira às 9h30, com apresentações do presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes, e do chefe da Área de Estatísticas Econômicas ONU, Ivo Havinga.

Com dois dias de apresentações e três de oficinas no Rio de Janeiro e uma apresentação em Manaus, o Seminário contribuirá para a discussão sobre a melhor forma de se implementar um sistema integrado de informações ambientais e econômicas no Brasil. O SCEA, já em execução em alguns países, tem como finalidade produzir as informações necessárias para políticas e tomada de decisões relacionadas ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável. Experiências de outras regiões do mundo, bem como de países mais avançados na execução do SCEA, serão apresentadas no evento.

O Seminário pretende estimular um diálogo entre os principais usuários e produtores de informações ambientais no Brasil, identificando os dados necessários para a elaboração de políticas e discutindo como o quadro conceitual da contabilidade ambiental pode satisfazer estas necessidades. Os trabalhos serão organizados em seis sessões temáticas: A necessidade de informações integradas para políticas e tomada de decisão; Estatísticas e Contas Econômico-ambientais: Experiência dos países; Contas da água, de energia, terra, ecossistemas e florestas; Estatísticas e contas econômico-ambientais no Brasil (painel de discussão); Governança; e por fim, Conclusões e passos a seguir.

Cada sessão começará com apresentações de representantes de países ou organizações sobre as questões práticas e necessidades de informação, seguidas por um painel de discussão sobre a situação da informação no Brasil, pela discussão aberta entre participantes e finalizada com um espaço para conclusões. Todas as sessões terão tradução simultânea do inglês e do espanhol.

Além do objetivo de fomentar o diálogo entre usuários e produtores de informações ambientais, o seminário visa informar sobre as vantagens e a necessidade de um sistema integrado, incluindo questões relacionadas às mudanças climáticas; apresentar os principais conceitos e aplicações políticas da SCEA; estabelecer um roteiro para a implementação do SCEA no Brasil; e desenvolver uma perspectiva regional latino-americana para a implementação do programa de Contas Econômico-ambientais.

A programação inclui Oficinas sobre contas da água, nos dias 23 e 24, e Oficinas sobre contas de florestas, contas da terra e dos ecossistemas, no dia 25. Elas darão espaço para o aprofundamento das questões técnicas e práticas para a produção de contas ambientais, sendo fechadas para representantes de órgãos e entidades convidados.

Serviço - Seminário Internacional sobre Estatísticas Ambientais e Contas Econômico-ambientais

Agenda – RIO DE JANEIRO (RJ)

Agenda – MANAUS (AM)