Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Nos 40 anos da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios IBGE investe em treinamento e tecnologia

24/08/2007 07h01 | Atualizado em 24/08/2007 07h01

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística comemora, em 2007, os 40 anos de realização da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), investindo no treinamento dos entrevistadores para melhorar a qualidade da informação. Neste ano, o programa de treinamento foi reformulado, com o apoio da Escola Nacional de Ciências Estatísticas – Ence, e os entrevistadores serão capacitados para a informatização da coleta de dados e a utilização computador de mão (PDA). Além disso, o IBGE criou um logotipo, um folder e um vídeo comemorativos. A Pnad 2006 será divulgada no dia 14 de setembro.

     O treinamento anual de aproximadamente 200 supervisores e entrevistadores, responsáveis pela coleta de informações da Pnad, será realizado entre 26 de agosto e 5 de setembro, em Ihéus (BA). Posteriormente, os supervisores que participaram do treinamento em Ilheús capacitarão aproximadamente 2 mil entrevistadores em todo o país. Para reformular o treinamento e ampliar o quadro de instrutores, o IBGE contou com o apoio da Escola Nacional de Ciências Estatísticas – Ence. A abertura do encontro terá a participação da Diretora de Pesquisas, Wasmália Barata Bivar, da Coordenadora de Trabalho e Rendimento, Marcia Quintslr, do gerente de integração da Pnad/PME, Cimar Azeredo, da gerente da Pnad, Maria Lucia Vieira, da Coordenadora de Treinamento da Ence, Sandra Furtado, entre outros gerentes e técnicos do IBGE e do Ministério da Educação. O presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes, encerra o encontro no dia 5 de setembro.

    A Pnad é um sistema de pesquisas por amostra de domicílios, de abrangência nacional, que levanta informações sobre demografia, saúde, migração, fecundidade, condições de habitação e equipamentos domésticos, educação e cultura, trabalho, nível econômico do domicílio, entre outros. Para viabilizar a investigação destes e outros temas de forma contínua, foi feita uma estruturação em duas partes: uma pesquisa básica (características gerais da população, educação, trabalho, rendimento, habitação, migração e fecundidade) e pesquisas suplementares (nupcialidade, saúde, segurança alimentar, transferência de renda, trabalho infantil, entre outros), definidas a cada edição. De 1967 a 1970, a PNAD aconteceu a cada três meses, passando a ser anual a partir de 1971. A pesquisa sempre cobriu as cinco regiões brasileiras, com exceção da área rural da região Norte, que só foi incluída em 2004.

    Na Pnad 2007, que será divulgada em 2008, o suplemento será sobre "Educação de Jovens e Adultos" e "Educação Profissional e Tecnológica", em parceria com o Ministério da Educação. Já em 2008, o tema será saúde, com o apoio do Ministério da Saúde, e vai compor a série histórica ao lado dos suplementos de 1998 e 2003. Em 2009, a demanda a ser atendida é do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, relativa à Segurança Alimentar, similar ao suplemento de 2004.