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Em maio , volume de vendas do comércio cresce 0,5% e a receita , 1,0%

Ambas as taxas são da série ajustada sazonalmente , e acumulam crescimento de 4,6% e 6,2% no ano . Na série sem ajustes , o volume de vendas e a receita cresceram, respectivamente , 10,5% e 11,4% em relação a maio de 2006.

16/07/2007 06h31 | Atualizado em 16/07/2007 06h31

Ambas as taxas são da série ajustada sazonalmente , e acumulam crescimento de 4,6% e 6,2% no ano . Na série sem ajustes , o volume de vendas e a receita cresceram, respectivamente , 10,5% e 11,4% em relação a maio de 2006.

O Comércio varejista do País apresentou, em maio de 2007, variação de 0,5% para o volume de vendas e de 1,0% para a receita nominal , na relação mês / mês anterior com ajuste sazonal , e acumulou crescimento de 4,6% e 6,2%, respectivamente , no ano . Nas séries sem ajustamento, as comparações com o mesmo período do ano anterior apresentaram taxas para o volume de vendas de: 10,5% no mês de maio ; 9,5% no acumulado de janeiro a maio e 7,5% no acumulado dos últimos 12 meses. Já a receita nominal obteve acréscimos de 11,4%, de 9,8% e 8,0% relativos ao mês de maio , aos primeiros cinco meses do ano e aos últimos 12 meses, respectivamente .

Com as variações com ajuste sazonal de 0,5% e de 1,0% em maio , respectivamente para volume e receita nominal de vendas , o Comércio varejista continuou crescendo , pelo quinto mês consecutivo , em relação ao mês anterior . Ainda na análise da série ajustada, calculada para quatro das oito atividades que compõem o setor , os resultados para o volume de vendas foram os seguintes : 0,1% em Hipermercados , supermercados , produtos alimentícios , bebidas e fumo ; -1,2% para Combustíveis e lubrificantes ; 7,6% para Tecidos , vestuário e calçados ; e 3,1% em Móveis e eletrodomésticos . Na mesma comparação, o segmento de Veículos , motos , partes e peças , que faz parte do Comércio varejista ampliado , obteve variação negativa de -0,1% ( Tabela 1).

Já na comparação entre os meses de maio de 2007 e de 2006 ( série sem ajustes ), cresceu o volume de vendas em todas as atividades do varejo , cujas taxas , por ordem de importância no resultado global , foram: 8,2% para Hipermercados , supermercados , produtos alimentícios , bebidas e fumo ; 28,0% em Outros artigos de uso pessoal e doméstico ; 10,4% para Móveis e eletrodomésticos ; 16,0% em Tecidos , vestuário e calçados ; 5,2% para Combustíveis e lubrificantes ; 7,5% em Artigos farmacêuticos , médicos , ortopédicos , de perfumaria e cosméticos ; 17,7% para Equipamentos e material para escritório , informática e comunicação ; e 3,2 % para Livros , jornais , revistas e papelaria ( Tabela 1).

Exercendo mais uma vez a maior influência no resultado global , o segmento de Hipermercados , supermercados , produtos alimentícios , bebidas e fumo cresceu 8,2% em volume de vendas , em relação a igual mês do ano anterior , respondendo, assim , por 38% da taxa do varejo . A atividade acumulou crescimento de 6,7% nos cinco primeiros meses do ano e de 7,3% nos últimos 12 meses, respectivamente . Este desempenho continua refletindo o aumento do poder de compra da população .

A atividade de Outros artigos de uso pessoal e doméstico , segundo maior impacto na formação da taxa do varejo , cresceu 28,0% em volume de vendas , em relação a maio de 2006, respondendo assim por 19% da taxa geral . Englobando segmentos como lojas de departamentos , ótica , joalheira , artigos esportivos , brinquedos , etc., esta atividade vem tendo seu desempenho influenciado também pela melhoria do quadro geral da economia . Especialmente este mês , contou ainda com a influência das vendas para o do Dia das Mães , acumulando 23,5% no ano e 20,3% nos últimos 12 meses.

O segmento de Móveis e eletrodomésticos exerceu, em maio , o terceiro maior impacto no resultado do Comércio varejista , ao registrar variação de 10,4% no volume de vendas em relação a maio do ano passado , desempenho que levou a atividade a responder por 16% da taxa global do varejo este mês ( Tabela 3). Em termos acumulados, os resultados foram: 16,5% no ano e 12,7% nos últimos 12 meses. Este desempenho se deve às condições favoráveis de crédito , rendimento real , emprego e preços .

A quarta maior contribuição positiva para o resultado global coube ao segmento de Tecidos , vestuário e calçados , que variou o volume de vendas em 16,0% com relação a igual mês do ano anterior . Esta considerável taxa deve-se às condições favoráveis da economia que propiciaram, provavelmente, um movimento mais forte de vendas relacionadas ao Dia das Mães , este ano . Em termos acumulados foram registradas taxas de 8,6% para os primeiros cinco meses de 2007 e de 3,5% para os últimos 12 meses.

Exercendo o quinto maior impacto positivo sobre o varejo , a atividade de Combustíveis e lubrificantes cresceu 5,2% na relação maio 07/ maio 06, sendo esta a quinta taxa positiva após 2 anos consecutivos de queda . Este comportamento pode ser atribuído à estabilização dos preços dos combustíveis dos últimos meses, conjugada com a melhoria das condições econômicas do País . Em relação aos resultados acumulados, as variações foram de 5,3% no período de janeiro a maio e de -2,3% para os últimos 12 meses.

A atividade de Artigos farmacêuticos , médicos , ortopédicos e de perfumaria , sexta maior participação na taxa global do varejo , cresceu 7,5% em relação a maio de 2006, obtendo taxa acumulada de 6,3% no ano e de 4,4% nos últimos 12 meses. A expansão da massa de salários e a diversificação na linha de produtos oferecidos formam a base de sustentação do desempenho positivo do segmento .

Equipamentos e materiais para escritório , informática e comunicação , com o sétimo maior impacto , obteve acréscimo no volume de vendas , em abril , de 17,7% sobre igual mês do ano passado ; acumulando no ano e nos últimos 12 meses taxas de 21,7% e de 22,4%, respectivamente . Dentre os fatores que vêm determinando este desempenho destacam-se a redução de preços no segmento e a crescente importância dos bens de informática e comunicação na cesta de consumo das famílias .

A atividade de Livros , jornais , revistas e papelaria exerceu, mais uma vez , o menor impacto no resultado do varejo ao registrar crescimento no volume de vendas de 3,2% sobre maio de 2006. A taxa de crescimento observada no acumulado dos cinco primeiros meses do ano e nos últimos 12 meses foram de 5,6% e de 3,0%, respectivamente .

Para o Comércio varejista ampliado , composto do varejo mais as atividades de Veículos , motos , partes e peças e de Material de construção , as variações observadas em relação a igual mês do ano anterior foram de 13,0% para o volume de vendas e de 12,9% na receita nominal de vendas . Nos acumulados do ano e dos últimos 12 meses, o setor apresentou taxas de variação de 12,7% e 9,6% para o volume de vendas e de 12,4% e 9,6% para a receita nominal , respectivamente .

Em volume de vendas , Veículos , motos , partes e peças cresceu de 20,0% em relação ao mesmo mês do ano anterior . No acumulado do ano a taxa foi de 21,0%, sendo nos últimos doze meses de 14,5%. A redução mais acentuada das taxas de juros e ampliação dos prazos de financiamento vêm sendo os fatores essenciais para a expansão das vendas do ramo este ano . Quanto à atividade de Material de construção , as variações foram de: 4,7% no mês , em relação a maio de 2006; 6,7% no acumulado dos cinco primeiros meses do ano e de 8,1% no acumulado dos últimos 12 meses. Tais resultados são reflexos das condições favoráveis da economia , bem como das medidas oficiais de incentivo à construção civil .

Análise Regional

Das vinte e sete Unidades da Federação , apenas no Piauí (-1,3%) houve queda em relação a maio de 2006. Destacaram-se com as maiores variações positivas: Alagoas (25,0%); Mato Grosso (16,7%); Mato Grosso do Sul (15,3%); Sergipe (15,0%); Rondônia (14,8%); e São Paulo (14,4%) ( Gráfico 3). Quanto à participação na composição da taxa do Comércio varejista , os destaques , pela ordem , foram São Paulo (14,4%); Rio de Janeiro (5,4%); Minas Gerais (6,4%); Rio Grande do Sul (6,6%); e Bahia (10,8%).

Ainda por Unidades da Federação , os resultados com ajuste sazonal para o volume de vendas foram, em relação ao mês anterior , vinte estados com altas e sete em queda . Os principais acréscimos foram em Sergipe (5,6%); Rio Grande do Norte (5,1%); Roraima (4,8%); Paraíba (4,6%); e Goiás (4,4%), e as maiores quedas no Paraná (-3,4%); Tocantins (-1,6%); Minas Gerais (-1,4%); Mato Grosso do Sul (-0,7%).

Em relação ao varejo ampliado , as maiores taxas de desempenho no volume de vendas ocorreram em Rondônia (50,1%); Acre (31,6%); Pará (28,1%); Mato Grosso do Sul (25,0%); e Roraima (22,1%). Em termos de impacto no resultado global do setor , os destaques foram São Paulo (13,8%); Minas Gerais (12,4%); Rio Grande do Sul (9,6%); Paraná (11,2%); e Rio de Janeiro (6,1%).