Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

IBGE lança Atlas das Representações Literárias de Regiões Brasileiras

Série de quatro volumes trará imagens de satélite, fotos e mapas das localidades que serviram de cenário para grandes obras da literatura regional brasileira.

27/11/2006 08h01 | Atualizado em 27/11/2006 08h01

Série de quatro volumes trará imagens de satélite, fotos e mapas das localidades que serviram de cenário para grandes obras da literatura regional brasileira.

O IBGE acaba de lançar o primeiro volume do Atlas das Representações Literárias de Regiões Brasileiras, um projeto inédito e inovador que identifica e caracteriza as regiões geográficas a partir de obras da literatura brasileira, produzidas por importantes romancistas, como Érico Veríssimo, Cyro Martins e Simões Lopes Neto.

Em 86 páginas e quatro capítulos, o Atlas retrata o Brasil meridional: a Campanha Gaúcha, as Colônias, o Vale do Itajaí e o Norte do Paraná, através de fotos, imagens de satélite e mapas em diferentes escalas. Há um capítulo especial sobre as Missões Jesuíticas que, apesar de não constituírem uma região geográfica brasileira, têm importância estratégica para a compreensão do processo de constituição do Rio Grande do Sul.

Cada capítulo apresenta a região inicialmente como a Geografia a definiu, tanto por geógrafos do IBGE quanto de outras instituições. Esta parte contém textos e mapas. Segue-se a percepção da região pela literatura e passagens de romances que permitem sua visibilidade – capítulo intitulado Região e Romance. Por fim, são apresentados os mapas localizando a região citada pelos romances e fotos ou imagens da mesma.

A idéia de contextualizar geograficamente a literatura regional surgiu em 2002, e foi implementada, preliminarmente, no Atlas Geográfico Escolar do IBGE. A meta era facilitar a incorporação da Literatura e das outras disciplinas das Ciências Humanas ao ensino da Geografia. Em seguida, um trabalho mais aprofundado começou a ser elaborado, resultando no projeto da coleção de quatro volumes do Atlas das Representações Literárias de Regiões Brasileiras.

Os próximos três volumes do Atlas serão dedicados aos Sertões Brasileiros, Amazônia e Costa Brasileira, mantendo a preocupação com a qualidade da informação e utilizando a geografia de forma dinâmica.