Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Picos da Bandeira e do Cristal já têm novas altitudes

O IBGE divulga, hoje, a 2ª etapa dos resultados do Projeto Pontos Culminantes, cujo principal objetivo é medir com precisão a altitude dos picos mais altos do País.

02/12/2004 07h31 | Atualizado em 02/12/2004 07h31

O IBGE divulga, hoje, a 2ª etapa dos resultados do Projeto Pontos Culminantes, cujo principal objetivo é medir com precisão a altitude dos picos mais altos do País.

Pelas novas medições, a altitude do Pico da Bandeira, que antes era de 2889,8m, sobe para 2891,9m, e a do Pico do Cristal, de 2780m cai para 2769,7m.

Tanto o Pico da Bandeira quanto o Cristal ficam localizados na divisa entre Minas Gerais e Espírito Santo.

Desta vez, além do IBGE e do Instituto Militar de Engenharia (IME), a expedição feita nos dias 22 e 23 de outubro, contou com a colaboração da 5ª Divisão de Levantamento do Exército. Novamente, a tecnologia utilizada foi o receptor de GPS (Sistema de Posicionamento Global) - sofisticado sistema de navegação e posicionamento por satélite.

Veja abaixo as novas determinações altimétricas para os Picos que já foram medidos:

 

Expedição à Serra do Caparaó leva à medição de mais 3 pontos altos no Brasil

 Durante a expedição à Serra do Caparaó, além do Pico da Bandeira e do Pico do Cristal, outros três pontos brasileiros também foram medidos. No entanto, os resultados serão analisados pela Coordenação de Geografia do IBGE, que está avaliando se os novos pontos também podem ser considerados picos.

Próxima parada, Monte Roraima

 O Projeto Pontos Culminantes prevê, ainda, para 2005, a medição do Monte Roraima, localizado na Serra da Pacaraima, em Roraima. Na própria região, o IBGE aproveitará a infra-estrutura para medir o extremo Norte do País.