Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

IBGE lança desafio para programadores na Campus Party

Editoria: IBGE

16/06/2017 14h50 | Atualizado em 20/06/2017 17h55

Evento reúne mais de 40 mil pessoas, em Brasília. Desafio lançado pelo IBGE propõe o desenvolvimento de aplicativos que potencializem o acesso à base de dados do instituto.

Entre 14 e 18 de junho acontece em Brasília a Campus Party, maior festival tecnológico do mundo, que reúne jovens aficionados para uma maratona digital sobre inovação, criatividade, ciência, empreendedorismo. Realizada pela primeira vez em 1997, na Espanha, a Campus Party já aconteceu em diversos países e conta com mais de 475 mil participantes cadastrados em todo mundo. O Brasil hospeda edições anuais do evento há dez anos.

O IBGE está presente com destaque na Campus Party, oferecendo um desafio (conhecido como hackathon) às equipes de jovens programadores que participam do evento: o desenvolvimento de aplicativos para a web, celulares e tablets, utilizando as bases de dados do instituto. O desafio tem quatro categorias: a) jogos educacionais; b) visualização e organização de dados; c) redes sociais; d) visualização/organização de mapas.

As soluções propostas pelos participantes poderão vir a ser adotadas pelo IBGE, como forma de potencializar e popularizar o acesso ao acervo de dados do instituto. O prêmio para a equipe vencedora será uma viagem ao Alan Turing Institute, em Londres, em julho de 2017. O resultado do desafio será divulgado na próxima semana.

Espalhada pelos mais de 50 mil metros quadrados do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, a Campus Party abriga uma programação de quase 24 horas por dia, com oficinas, cursos e palestras diversas em quatro diferentes palcos, onde especialistas que são referências internacionais em suas áreas – incluindo alguns servidores do IBGE - irão debater temas como inovação, ciências, design, games, etc.

Acompanhe a participação do IBGE na Campus Party através de nossas redes sociais: Facebook, Twitter Instagram