IBGE
IBGE reforça transparência e controles internos com retorno das auditorias presenciais
22/01/2026 16h29 | Atualizado em 22/01/2026 17h21
A Auditoria Interna do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) retomou suas atividades de avaliação nas Superintendências Estaduais após a nomeação do auditor-chefe Walid Nemer Damous Sobrinho, em outubro de 2025. A iniciativa também ampliou a interlocução direta com a Presidência do Instituto, reforçando o alinhamento às metas estratégicas da instituição.
Com a reestruturação das ações, a Auditoria Interna passou a adotar maior ênfase nas avaliações de conformidade, em consonância com as melhores práticas de governança, gestão de riscos e controles internos. O novo direcionamento busca fortalecer mecanismos preventivos, assegurar maior rigor na verificação dos processos administrativos e apoiar a tomada de decisão em todos os níveis organizacionais.
Segundo o presidente do IBGE, Marcio Pochmann, a nomeação marca um avanço significativo no fortalecimento das práticas de controle e governança do Instituto. "A chegada do colega Walid à condição de novo auditor-chefe é essencial para a continuidade do reforço à transparência, ótima governança e, ainda, a maior credibilidade no conjunto da produção técnica de qualidade, garantindo o uso adequado dos recursos públicos e a integridade dos processos internos, além de fortalecer a confiança da sociedade na atuação do IBGE."
O retorno das auditorias de conformidade tem como objetivo aprimorar os fluxos de trabalho, garantir a adequada salvaguarda dos recursos materiais, financeiros e humanos do Instituto e consolidar uma cultura institucional pautada pela responsabilidade, integridade e transparência.
Outro ponto destacado pela Auditoria Interna é a busca por recomendações que considerem a realidade operacional da unidade auditada, o que aumenta significativamente a viabilidade de sua implementação, buscando uma maior cooperação entre Auditoria Interna e gestores.
As mudanças refletem o compromisso institucional do IBGE com a transparência, a integridade e a eficiência na gestão pública.