Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

IBGE

IBGE esclarece circulação de fake news envolvendo veículo oficial em Barão de Cotegipe (RS)

Editoria: IBGE | Arte: IBGE

22/01/2026 14h39 | Atualizado em 22/01/2026 17h22

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informa que, no dia 19 de janeiro de 2026, servidores da Agência de Erechim (RS) foram alvo de hostilidade durante atividades de atualização cadastral na área rural do município de Barão de Cotegipe, em razão da circulação de notícias falsas em grupos locais de WhatsApp. Os conteúdos desinformativos associaram, de forma equivocada, o veículo oficial do Instituto a supostos crimes na região, gerando desconfiança e reações indevidas por parte de moradores.

Diante da situação, os trabalhos de campo foram temporariamente suspensos e foram adotadas as providências cabíveis junto às autoridades policiais, incluindo o registro de ocorrência e o encaminhamento do material falso para investigação. O IBGE também solicitou o apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS-Ascar) para a disseminação de esclarecimentos junto às comunidades locais e segue avaliando a retomada das atividades com apoio da Polícia Militar e da Prefeitura, de forma a garantir a segurança das equipes.

Ressaltamos que o IBGE somente retomará as atividades de campo na região após a definição de um plano adequado de segurança, garantindo que os profissionais não sejam novamente expostos a riscos decorrentes da desinformação.

Lamentavelmente, a notícia falsa já circula para além do município de Barão de Cotegipe.

O Instituto reforça seu compromisso com a segurança de suas equipes e com a veracidade das informações disseminadas à população.

Atenção à população: como identificar equipes do IBGE

O IBGE reforça que todos os nossos agentes de pesquisa estão devidamente identificados com crachá, além de constarem no nosso sistema de verificação de identidade. É fundamental que a população esteja atenta e confira a identidade dos entrevistadores. Para isso, disponibilizamos os seguintes canais oficiais: