Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Plano de trabalho

Em Brasília, IBGE divulga ações da ENCE no Plano de Trabalho 2026

Editoria: IBGE | Sabrina Pirrho

21/01/2026 16h34 | Atualizado em 27/01/2026 15h17

Apresentação do Plano de Trabalho 2026 da ENCE aconteceu na Reserva Ecológica do IBGE, em Brasília. - Foto: Gabriella Carmo

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentou, nesta quarta-feira (21/1), mais uma etapa do Plano de Trabalho 2026, abrangendo as áreas de atividades educacionais, treinamento, formação e capacitação da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE). O evento aconteceu na Reserva Ecológica do IBGE, em Brasília (DF), e teve a presença do presidente do IBGE, Marcio Pochmann; do coordenador-geral da ENCE, Jorge Abrahão; de Marcelo Nunes, substituto do superintendente estadual do IBGE no Distrito Federal; de Luis Fernando Vitagliano, da assessoria da Presidência do IBGE; e do coordenador-geral do Centro de Documentação e Disseminação de Informações (CDDI), José Daniel Castro, quem apresentou o evento.

Pochmann destacou o compromisso do instituto com a sociedade e a importância da divulgação do Plano de Trabalho deste ano. “Este esforço diz respeito ao compromisso republicano, transparente, democrático de apresentar à sociedade o resultado do que ela paga na forma de impostos. Temos um compromisso muito grande em fazer o melhor possível com os recursos que nós temos, para melhor aplicá-los, com retorno à sociedade. Esse é o objetivo pelo qual nós trabalhamos praticamente um ano: identificar o que o IBGE deve fazer no ano de 2026 a partir do orçamento aprovado”, disse.

O presidente comentou ainda sobre o trabalho de divulgação de pesquisas: “O compromisso que nós estamos apresentando é, neste ano, fazermos mais de 269 divulgações. Não há instituição no mundo que divulgue tanto quanto o IBGE. É quase uma divulgação por dia, e esse conjunto de informações está submetido a um planejamento”.

Evento contou com a participação do presidente do IBGE, Marcio Pochmann. Foto: Gabriella Carmo

O plano de trabalho foi construído para comunicar as atividades tanto para dentro do IBGE quanto para fora, para a sociedade, por meio de um documento. “É um instrumento de planejamento e de aprendizado organizacional, de entender o que a gente fez, no que nós avançamos, o que precisamos ajustar. Este processo interno é muito importante para ajustar rotas, realocar recursos para onde é mais necessário. O plano de trabalho não vai ser lido apenas por servidores do IBGE, mas também pelo governo, sociedade e pesquisadores das universidades. Temos conversado, dentro do grupo de trabalho, sobre a necessidade de ter uma linguagem simples e acessível à população", explicou Luís Fernando Vitagliano.

Abordando o plano de trabalho de 2026 da ENCE, o coordenador-geral Jorge Abrahão ressaltou o papel relevante da escola de estatística, que conta com 400 alunos: “Temos o compromisso de perceber que nós temos uma história e precisamos fortalecer a formação acadêmica, com graduação, especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado”.

De acordo com Abrahão, faz parte do planejamento consolidar a ENCE na área de pesquisa. “Apesar de o IBGE ser o maior instituto de pesquisa brasileiro, é importante que a gente tenha pesquisas acadêmicas focadas para além das pesquisas que já são feitas pelo IBGE. No ano passado, foi criado o Laboratório Técnico de Pesquisa Experimental, que tende a estruturar em torno do IBGE um catálogo de pesquisas experimentais. Vamos pegar pesquisas que estão no início ou que são possibilidades interessantes e vamos incentivá-las a partir do laboratório, buscando interlocutores e recursos para financiá-las”, explicou.

Coordenador-geral da ENCE planeja fortalecer a formação acadêmica, com graduação, especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Foto: Gabriella Carmo

Além do plano de trabalho anual, o coordenador-geral da ENCE também sinalizou sobre o trabalho para os próximos anos. “De 4 em 4 anos, a ENCE monta um plano de desenvolvimento institucional (PDI). Estamos agora construindo o PDI para 2026 até 2030. Este plano nos dá a ideia para onde estamos indo, qual estratégia vamos seguir e o que vamos construir para os próximos 4 anos”, disse.

Nesta quinta-feira (22), o Plano de Trabalho será divulgado em Curitiba (PR) para apresentação do planejamento da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI).

Na terça-feira (20), o Plano de Trabalho foi apresentado em São Francisco do Conde (BA), com destaque para a Diretoria Executiva (DE) e o Centro de Documentação e Disseminação de Informações (CDDI).

O documento com o Plano de Trabalho 2026, já disponível no portal do IBGE, orienta as ações estratégicas do órgão no ano em que completa 90 anos, reforçando seu papel na produção e disseminação de informações estatísticas e geográficas essenciais ao país, no fortalecimento do diálogo federativo e na aproximação com a sociedade.

Assista à apresentação do Plano de Trabalho 2026 em Brasília na íntegra: