Censo Agropecuário
Bahia inicia pré-teste do Censo Agro com coleta em 80 estabelecimentos e participação de lideranças de povos tradicionais
03/12/2025 09h43 | Atualizado em 03/12/2025 09h43

Na Bahia, o primeiro pré-teste do 12º Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola está sendo realizado nos municípios de Juazeiro e Sobradinho, na região do Vale do Rio São Francisco, no Norte do Estado.
Além da fruticultura irrigada, muito importante em Juazeiro, ambas as cidades têm presença significativa de produtores quilombolas, extrativistas e comunidades tradicionais como as de fundo e fecho de pasto.
Na última segunda-feira (1/12), o dia de início do pré-teste contou com as apresentações das equipes e a distribuição de material, como coletes e os tablets para a coleta. Neste primeiro momento, também foram realizados o reconhecimento dos setores que serão coletados, a associação dos recenseadores no Sistema de Indicadores Gerenciais da Coleta (SIGC), o download dos mapas e o estabelecimento das rotas que serão traçadas durante a operação.
Após toda a elaboração da logística, a coleta em si começou na terça-feira (2/12), quando foram aplicados questionários em 80 estabelecimentos no município de Juazeiro, segundo José Hebert Lucas, assistente de área da Superintendência Estadual do IBGE na Bahia, que está participando do teste-piloto.
Nos setores com estabelecimentos de povos e comunidades tradicionais, como quilombolas, indígenas, e fundo e fecho de pasto, houve visitas de reconhecimento de lideranças para a aplicação de questionários de abordagem, que são respondidos previamente à coleta dos dados nestes locais.
Em Sobradinho, as atividades se iniciarão no fim de semana, incluindo a coleta em comunidades indígenas do município.
“A expectativa é que, a partir desta quarta-feira (03/12), com a equipe completa e as idas a campo após todo o planejamento e todos os reconhecimentos e questionários de identificação dos povos e comunidades tradicionais feitos, a coleta flua de modo pleno, sendo possível chegar próximo à média de 200 questionários por dia”, explicou José Hebert, sobre as expectativas para a continuidade do pré-teste.
