Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

IBGE lança mapa-múndi invertido com o Pará no centro do mundo durante a COP30, em Belém

Editoria: IBGE

12/11/2025 15h03 | Atualizado em 13/11/2025 11h13

Foto: SETUR/GOV PA

O IBGE, por meio da Superintendência Estadual no Pará e da Coordenação de Documentação e Disseminação de Informações (CDDI), lança nesta quinta-feira, 13 de novembro de 2025, o “Mapa-múndi invertido — Pará no centro do mundo”, às 8h, na área externa do Centro de Convenções Benedito Nunes, na Universidade Federal do Pará (UFPA).

A iniciativa integra as atividades da COP30 e propõe uma releitura cartográfica que coloca o estado do Pará no centro do planeta, simbolizando seu protagonismo no bioma amazônico e no debate global sobre as mudanças climáticas.

O evento contará com a presença do superintendente estadual do IBGE no Pará, Rony Helder Nogueira Cordeiro, além de representantes da Universidade Federal do Pará, do Governo do Estado, da Prefeitura de Belém e do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP).

“O lançamento do Mapa-múndi invertido - Pará no centro do mundo convida todos a repensarem a forma como enxergamos o planeta. Ao colocar o Pará no centro do mapa, destacamos não apenas uma nova perspectiva geográfica, mas também simbólica - que valoriza o protagonismo da Amazônia e de seus povos nas discussões globais sobre o futuro do meio ambiente. Essa inversão nos lembra que o olhar sobre o mundo pode (e deve) mudar, reconhecendo a importância de diferentes territórios e realidades na construção de um planeta mais equilibrado e sustentável”.

O presidente do IBGE, Marcio Pochmann, também destacou a iniciativa. “A inversão do mapa-mundi com Belém e Brasil no centro pelo IBGE é também um ato propositivo de descolonização cognitiva. Simboliza que o modo como se representa o espaço está profundamente conectado ao protagonismo da COP 30.”.

A versão para download será disponibilizada em breve pelo IBGE.

Casa Brasil IBGE tem nove áreas temáticas

A Casa Brasil IBGE COP, inaugurada em 27 de janeiro de 2025, funciona em Belém, nas instalações da Universidade Federal do Pará (UFPA). O objetivo é que, até a COP30, em novembro de 2025, a unidade também tenha uma versão expo de memória e tecnologia, base do projeto da Casa Brasil IBGE.

Além de fomentar o uso das informações produzidas pelo IBGE, a Casa Brasil IBGE COP se propõe a criar um legado para a região amazônica. Um dos destaques do projeto é a criação do Centro de Indicadores da Amazônia.

A partir deste espaço, o IBGE busca aproximar a sociedade do trabalho realizado pelo Instituto, além de promover atividades presenciais e remotas como cursos, oficinas e programas de pós-graduação, para dialogar sobre os desafios e oportunidades do uso de informações e como elas podem contribuir no acompanhamento de projetos e formulação de políticas públicas diferenciadas. Além de receber divulgações e eventos nacionais e internacionais, em especial as atividades em torno da COP, por meio de dados das pesquisas e indicadores do IBGE.

O ambiente, que une tecnologia, interatividade e acessibilidade, conta com recursos físico e digital, totem interativo, computador para pesquisas e diversos produtos de disseminação do vasto acervo digital do IBGE, que compreende um trilhão de variáveis e 1,5 bilhão de dados em suas plataformas.

Serviço

Local: Casa Brasil IBGE COP Belém - Espaço Recreativo (Vadião) - Térreo. Universidade Federal do Pará (UFPA).
Endereço: Rua Augusto Corrêa, 01. Campus Universitário Guamá - Setor Básico 1. Bairro Guamá.