Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

AEB 2025

Anuário Estatístico do Brasil consolida transição para formato digital em 2025

Editoria: IBGE

08/10/2025 10h00 | Atualizado em 08/10/2025 11h19

O Instituto Nacional de Geografia e Estatística apresenta o Anuário Estatístico do Brasil nesta quarta-feira, 8, em espaço digital. É o segundo ano consecutivo em que o AEB é lançado de maneira digital, remodelado em formato de hotsite, no Portal do IBGE, e não em sua tradicional configuração impressa.

Isabela Torres, gerente de Recuperação de Informações do Centro de Documentação e Disseminação de Informações do Instituto, explica que “desde 1908, o AEB, por meio de tabelas, gráficos e textos, apresenta uma visão geral do País, em seus aspectos territoriais, ambientais, demográficos e socioeconômicos. As informações divulgadas são produzidas pelo IBGE e por outras organizações e instituições produtoras de informação. A transição para o ambiente digital, em 2024, representou um marco em sua história, tornando a publicação mais acessível e interativa para pesquisadores, jornalistas, estudantes e cidadãos”.

O Anuário abrange resultados de diversas pesquisas como o Censo Demográfico, as Estatísticas do Registro Civil, a Pesquisa Industrial Anual (PIA), estatísticas agropecuárias diversas, informações do Cadastro Central de Empresas (CEMPRE), índices mensais de vendas no varejo, além dos principais agregados macroeconômicos do Sistema de Contas Nacionais (SCN), entre muitos outros indicadores

A gerente completa que esta edição “dá continuidade à apresentação de informações atualizadas sobre a caracterização do território, o Hotsite inclui um glossário com os conceitos investigados nas pesquisas que o embasam e referências padronizadas das fontes consultadas. A consolidação do AEB no formato digital em 2025 conclui com êxito a transição de uma publicação histórica impressa para uma ferramenta moderna digital, reforçando seu papel fundamental na disseminação de informações essenciais para o conhecimento da realidade brasileira e para o exercício da cidadania”.