Biodiversidade
Nova espécie de planta é batizada em homenagem a servidora do IBGE
29/10/2024 14h00 | Atualizado em 29/10/2024 14h00
A flora do Cerrado passa a contar, a partir de agora, com mais uma representante. É a Paepalanthus fonsecae, da família Eriocaulaceae. O nome é uma homenagem à curadora do Herbário IBGE, Marina Fonseca – a primeira pessoa a coletar a nova espécie, durante expedição ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em 2018.
“Na época, coletamos diversas plantas, de várias famílias, e não me dei conta da novidade”, diz Marina, de 66 anos, 45 deles dedicados ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pedagoga de formação e amante da flora por escolha profissional, foi a partir da visita de um botânico ao Herbário IBGE que Marina percebeu a relevância do achado. “Após estudos e análises, foi comprovado que se tratava de uma nova espécie, que então levou meu sobrenome. Fiquei muito honrada com a homenagem”, confessa.
A espécie foi localizada no município de Alto Paraíso de Goiás (GO), durante expedição de campo da equipe do Herbário IBGE em conjunto com o Jardim Botânico do Rio de Janeiro. A coleta foi citada em artigo científico publicado em outubro de 2024 no periódico Nordic Journal of Botany pela equipe do professor Marcelo Trovó, do Departamento de Botânica do Instituto de Biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
A Paepalanthus fonsecae é conhecida apenas em duas coleções da região central do Brasil, nos municípios goianos de Alto Paraíso de Goiás e Cavalcante. De acordo com o critério B da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN), a nova espécie deve ser tratada como criticamente ameaçada. Além de um exemplar que foi incorporado ao Herbário IBGE, outras três amostras foram enviadas a herbários do Rio de Janeiro, Goiás e São Paulo.
Herbário IBGE tem mais de 87 mil espécimes catalogadas
Herbário é o nome utilizado para designar uma coleção de plantas desidratadas, ou de parte destas, que são técnica e cientificamente preparadas para estudos comparativos, históricos e documentários da flora de uma região ou país. O IBGE possui dois herbários: a unidade localizada em Brasília, na Reserva Ecológica do IBGE (Recor), conhecida pelo nome Herbário IBGE, com mais de 87 mil espécimes devidamente catalogadas, e a unidade de Salvador, situada no Jardim Botânico da capital baiana, conhecida como Herbário RadamBrasil.
As visitas presenciais ao Herbário IBGE da Reserva Ecológica em Brasília podem ser realizadas mediante agendamento, para os dias e horários de expediente normal, de acordo com a disponibilidade da equipe para receber os visitantes. O e-mail para contato é herbarioibge.df@ibge.gov.br.