Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Em Brasília, IBGE amplia processo de inserção internacional com acordo de cooperação e parcerias

Editoria: IBGE

14/05/2024 10h00 | Atualizado em 14/05/2024 15h14

Marcio Pochmann ressaltou a importância da recriação da Comissão Nacional de População e Desenvolvimento (CNPD) - Foto: Renato Filho/UNFPA Brasil

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) participou em Brasília (DF) de dois eventos, nos dias 9 e 10 de maio, com o objetivo de ampliar a inserção internacional do Instituto e solidificar parceria com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA). No dia 9, o presidente Marcio Pochmann e o gerente de Relações Internacionais, Roberto Sant’Anna, representaram o Instituto durante a assinatura do acordo de cooperação entre a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e o UNFPA, bem como da celebração da recriação da Comissão Nacional de População e Desenvolvimento (CNPD), da qual o IBGE participa como instituição de apoio com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Pochmann foi um dos convidados que participaram da mesa de palestrantes, que teve como objetivo ressaltar a importância da recriação da CNPD.

No dia seguinte, o IBGE participou de uma reunião no Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) com o UNFPA e com o IPEA. Pochmann e Sant’Anna participaram do encontro, junto com pelo Secretário de Articulação Institucional do MPO, João Villaverde, que coordenou o evento, além de Natália Kanen, diretora Executiva da UNFPA, Suzana Sottoli, diretora Executiva Regional para a América Latina e Caribe, Florbela Fernandes, representante do Fundo de População das Nações Unidas no Brasil, e a presidente do IPEA, Luciana Servo, e assessores.

No encontro, Pochmann ressaltou que “o IBGE está atualmente se modernizando e trabalhando no sentido de olhar para a frente”, além de chamar a atenção para a necessidade de revisão metodológica e das estatísticas frente às mudanças recentes nos métodos de produção, a necessidade de modernização dos institutos nacionais de estatística, e as parcerias que estão sendo estabelecidas com as agências da ONU.

O presidente do IBGE destacou também a necessidade de fortalecimento das parcerias voltadas para a temática da população: “o diálogo do IBGE com a alta administração do Fundo de População das Nações Unidas foi oportuno e estratégico para o estabelecimento de parceria que permita melhor considerar a transformação populacional em curso no Brasil e no mundo”.

Roberto Sant’Anna destacou que “o IBGE esteve presente nestes eventos por ser uma instituição que participa do processo de cooperação internacional, sempre com apoio do UNFPA e coordenação da ABC, do Ministério das Relações Exteriores, responsável pela cooperação internacional, principalmente a Sul-Sul, na qual o IBGE tem se engajado visando a conexão entre as nações do sul global. No contexto do Brasil liderando o G20, os BRICS e em direção à COP30, é essencial que a perspectiva da informação baseie a tomada de decisão estratégica para a consecução de resultados transformadores”.