Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

5 anos no ar

Em ano de Censo, Agência IBGE Notícias ganha novo visual para melhorar experiência do usuário

Editoria: IBGE | Da redação | Arte: Helena Pontes

23/03/2022 10h00 | Atualizado em 24/03/2022 10h11

No ano passado, a Agência IBGE recebeu mais de 7,5 milhões de visitas, um recorde desde sua criação em 2017 - Arte: Helena Pontes sobre maquete Freepick

Prestes a completar cinco anos de produção jornalística especializada em estatísticas e geociências, a página principal da Agência IBGE Notícias passou por uma reformulação para melhorar a experiência dos usuários, no ano do Censo 2022.

A Agência continua com foco em produzir conteúdo multimídia para auxiliar a sociedade a compreender os dados das mais de 200 divulgações de pesquisas e estudos do IBGE todos os anos, além de releases e notícias sobre o papel do IBGE para o país.

A nova página amplia a área de notícias e traz quatro destaques com título e foto. As editorias ganharam mais visibilidade e seguem alinhadas à estrutura do Portal IBGE, apresentando todos os temas de modo equilibrado, e dando ao usuário mais agilidade na navegação.

O Minuto IBGE, com programas de rádio semanais, e as Próximas Divulgações, fundamentais para acompanhar a agenda de pesquisas do IBGE, seguem com destaque na página principal.

"A Agência IBGE Notícias ganhou tamanha dimensão que inspirou canais semelhantes na administração federal, como a agência de notícias do BNDES, onde à época (2018) eu pude testemunhar o processo e a referência de criação", lembra o atual Coordenador de Comunicação Social do IBGE, Alex Campos.

Outra novidade é o Acervo no menu, que vai reunir o material audiovisual, gráfico e fotográfico produzido pela Agência. Nos próximos meses, estão previstos ajustes graduais nessa seção. E será produzida uma série especial sobre o Censo 2022.

“Produzido por uma equipe de jornalistas e designers especializados, o conteúdo da Agência tem sido muito utilizado pelos veículos de comunicação nacionais e regionais. Além disso, a Agência tem papel central na divulgação dos produtos do IBGE diretamente para seus públicos”, explicou a editora de conteúdo multimídia, Adriana Saraiva.

No ano passado, a Agência recebeu mais de 7,5 milhões de visitas, um recorde desde a sua criação, em 29 de maio de 2017. É a mesma data em que se comemora também a criação do IBGE, que completa 86 anos em 2022.