Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

ENCE

Hub brasileiro para inovação em big data é inaugurado hoje em evento da Cepal  

Editoria: IBGE | Da Redação

23/11/2021 10h00 | Atualizado em 29/12/2021 18h28

Brasil se juntará a um grupo seleto de países escolhidos para sediar hubs regionais de Big Data - Foto: Universidade de Londres

Fruto de uma iniciativa do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU, o Hub Regional de Big Data sediado no Brasil será lançado hoje (23) na XI Conferência de Estatística das Américas, realizada virtualmente pela Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal).

O Hub está sediado na Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), braço acadêmico do IBGE, que coordenará os esforços e contribuições das diferentes áreas do Instituto no apoio às atividades do Hub Regional. O projeto foi formalizado por um memorando de entendimento entre o IBGE e o Departamento de Estatísticas da ONU (UNSD), em abril de 2021. Interessados em participar do projeto podem enviar email para ungphub@ibge.gov.br.

“Big data é uma realidade, e ciência de dados é uma das áreas mais importantes neste contexto. O Hub Regional no Brasil, com os seus projetos e as suas atividades, irá incrementar a integração dos setores do IBGE e dos parceiros institucionais da América Latina e do Caribe através de compartilhamento de conhecimento e inovação”, observa a Coordenadora-Geral da ENCE, Maysa de Magalhães.

O projeto tem como objetivo contribuir para o avanço no uso de big data e ciência de dados para melhorar a produção de estatísticas oficiais. Com isso, visa o fortalecimento dos laços e a promoção da cooperação entre produtores de estatísticas oficiais da região, com apoio na troca de experiências e conhecimentos, promovendo um maior contato e integração entre produtores e usuários regionais e aumentando o aproveitamento do conhecimento gerado.

Para a coordenadora do projeto, Andrea Diniz, trata-se de “um marco na produção de estatísticas oficiais na América Latina e Caribe, porque vai alavancar o uso dessa fonte alternativa (big data) na região”. Isso, segundo ela, “pode ampliar ou mesmo garantir a produção de estatísticas oficiais sob cenários restritivos, como o que ainda vivemos, com a pandemia de Covid-19."

O acordo entre o IBGE e a Divisão de Estatística das Nações Unidas (UNSD) para a implementação da proposta foi assinado no dia 8 de abril deste ano. Além do Brasil, outros três países também integram o projeto com hubs regionais: China, Ruanda e Emirados Árabes Unidos.

Hub brasileiro vai atuar em quatro frentes

O hub de big data é um polo de conhecimento, tecnologia e inovação. É colaborativo e voltado para ações que integram métodos inovadores de tecnologia e ciência de dados no uso de big data. Em sua fase inicial, o Hub Regional no Brasil vai atuar em quatro linhas de ação, sem descartar a inclusão de outras atividades ou projetos no médio e no longo prazos. São elas:

- Fortalecimento de laços e promoção da cooperação entre produtores de estatísticas oficiais na América Latina e Caribe;

- Promoção da formação e fomento do interesse de jovens estatísticos da região sobre o uso de big data em estatísticas oficiais;

- Desenvolvimento de pesquisa sobre o uso de big data em estatísticas oficiais e temas relacionados;

- Organização de seminários e conferências sobre o uso de big data em estatísticas e geociências.

"Estar sediado no IBGE, um dos poucos Institutos na América Latina e Caribe que já está produzindo estatísticas oficiais com base em big data, pode facilitar a cooperação e a consolidação da prática na região", conclui Andrea Diniz.