Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

60 edições

Minuto IBGE completa sua primeira hora de programa

Editoria: IBGE | Maria Heloisa Azevedo e Matheus Ruas, estagiários sob supervisão de Mônica Marli

07/10/2019 14h00 | Atualizado em 08/10/2019 16h05

Hoje o Minuto IBGE chega a 60 edições no ar e completa mais de uma hora de programas semanais para o rádio, sempre trazendo curiosidades e relacionando os dados produzidos pelo instituto com o cotidiano da população.

Com uma edição nova a cada segunda-feira, o Minuto IBGE é disponibilizado gratuitamente para emissoras de rádios de todo o país, por meio da Rede Nacional de Rádio.

A Rádio Plenitude FM, de Recife (PE), é uma das emissoras parceiras que reserva um espaço na sua programação para o programa do IBGE.  

“A programação do Minuto IBGE enquadra sempre na programação da Rádio Plenitude. Tenho o maior prazer em divulgar daqui de Recife”, declara o comunicador Ozéas Fidelis, parabenizando o Minuto IBGE pela sua edição de número 60.

O primeiro Minuto IBGE foi o “Pontos Extremos”, que desafiou os ouvintes a nomear os pontos mais ao norte e ao a sul do Brasil. De lá para cá, o programa abordou uma série de outros assuntos como educação, desemprego e desigualdades sociais.

Ouça aqui o Minuto IBGE sobre pontos extremos

Na edição desta semana, o Minuto IBGE fala sobre a presença de cães e gatos nos domicílios. O tema é investigado na Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), que procura saber se os animais de estimação são vacinados. A PNS é uma das pesquisas do IBGE que está em campo atualmente.

Ouça aqui o Minuto IBGE sobre cães e gatos

O Minuto IBGE foi lançado em 2018, na semana das comemorações de 82 anos do IBGE e de um ano da Agência IBGE Notícias e da revista Retratos. O programa foi interrompido durante o período eleitoral de 2018, para cumprir a instrução normativa do Governo Federal.

Todas as edições também são veiculadas na Agência IBGE Notícias e, em versão legendada, no YouTube.