Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Painel Memória

Evento promove debate sobre atuação do projeto Radam na região sul do país

Editoria: Geociências | Pedro Renaux

18/04/2019 16h30 | Atualizado em 31/05/2019 19h17

Foto: Divulgação Radam Brasil

O IBGE e a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) preparam o VII Painel Memória IBGE: Radam/Radam Brasil e os Levantamentos de Recursos Naturais na Região Sul, evento que será realizado na próxima quarta-feira (24), às 14h, no auditório Tito Sena, na Udesc. O encontro é aberto ao público e voltado para pesquisadores e estudantes de geociências.

Os especialistas convidados farão uma reflexão sobre o Projeto Radam, que foi criado em 1970 para mapear e fazer o levantamento de recursos naturais da Amazônia. Cinco anos depois, o projeto foi expandido para todo o território nacional e renomeado como Radam Brasil. Em 1985, ele foi integrado ao IBGE, que incorporou seu acervo técnico e de profissionais.

Segundo o historiador do IBGE Leandro Malavota, o encontro é um desdobramento da última edição do Painel Memória, realizado no Rio de Janeiro, no ano passado, além de ser uma forma de homenagear as equipes que atuaram no projeto. “Uma das bases do Radam era em Florianópolis (SC), e muitas das pessoas que trabalhavam foram absorvidas pelo IBGE. Elas agora vão poder participar desse evento, já que não puderam ir ao Rio”, explica.

Durante o encontro também será apresentado o portal BDiA Web, que traz a base de dados do projeto Radam Brasil. Pelo portal, é possível também visualizar e consultar dados e mapas do Banco de Informações Ambientais (BDiA) do IBGE, sobre vegetação, pedologia (solos), geologia e geomorfologia.

Estarão presentes o diretor de Geociências do IBGE, João Bosco de Azevedo, e o chefe do departamento de Geografia da Udesc, Rodrigo Ribas Pinheiro, além de professores e técnicos da área.


Palavras-chave: Radam, Brasil, Santa Catarina, geociências.