Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

IBGE releases 2nd edition of the Technical Manual of Quality Assessment for Geospatial Data

Section: Geosciences

September 17, 2019 10h00 AM | Last Updated: September 17, 2019 12h00 PM

The present publication follows international ISO standards, national technical specifications and presents bibliographic indications that forge the design and quality control of geospatial products. This second edition brings several updates, specially the expansion of the catalog of quality measures. The manual file in PDF format can be accessed for free here. The print publication can be purchased at the IBGE Virtual Store.

The remainder is temporarily in Portuguese.

As informações geoespaciais - mapas, cartogramas, atlas nacionais e temáticos, imagens ortorretificadas, bases cartográficas etc. – são referências para o conjunto da sociedade, no âmbito das políticas públicas, das pesquisas acadêmicas ou, ainda, das obras de infraestrutura, entre outros exemplos. Sua produção exige a adoção de padrões de qualidade e o acompanhamento da evolução tecnológica na área das geociências. O Manual Técnico de Avaliação da Qualidade de Dados Geoespaciais sistematiza esses padrões e apresenta uma metodologia de avaliação qualitativa.

Além dos elementos de qualidade, a publicação aborda formas de inspeção, planos de amostragem, a inclusão dos indicadores de qualidade do dado em seus metadados e relatórios de qualidade. As métricas podem ser utilizadas na inspeção de produtos geoespaciais finalizados ou em processo de produção.

Em sua 2ª edição, esse manual apresenta atualizações, diferentes abordagens e ajustes no conteúdo, com destaque especial para o complemento do catálogo de medidas de qualidade. Mais abrangente e detalhado do que na 1ª edição, esse catálogo deverá constantemente orientar os produtores ao longo do processo de inspeção de qualidade.