Em outubro, vendas no varejo crescem 0,5%
11/12/2025 09h00 | Atualizado em 11/12/2025 09h00
Em outubro de 2025, o volume de vendas do comércio varejista cresceu 0,5% frente a setembro , na série com ajuste sazonal, e a média móvel trimestral foi de 0,1%.
Frente a outubro de 2024, o volume de vendas do varejo cresceu 1,1%. O acumulado no ano chegou a 1,5% e o dos últimos 12 meses foi a 1,7%.
No comércio varejista ampliado , que inclui veículos, motos, partes e peças e material de construção, o volume de vendas cresceu 1,1 % em outubro. A média móvel foi 0,7%. Frente ao mesmo período de 2024, houve variação negativa (-0,3%).
O acumulado no ano foi negativo (-0,3%) e o dos 12 meses ficou estável (0,0 %).
| Período | Varejo | Varejo Ampliado | ||
|---|---|---|---|---|
| Volume de vendas | Receita nominal | Volume de vendas | Receita nominal | |
| Outubro / Setembro* | 0,5 | 0,4 | 1,1 | 0,3 |
| Média móvel trimestral* | 0,1 | 0,3 | 0,7 | 0,6 |
| Outubro 2025 / Outubro 2024 | 1,1 | 4,8 | -0,3 | 2,6 |
| Acumulado 2025 | 1,5 | 6,8 | -0,3 | 4,1 |
| Acumulado 12 meses | 1,7 | 7,1 | 0,0 | 4,5 |
| *Série COM ajuste sazonal | ||||
Na passagem de setembro para outubro de 2025, na série com ajuste sazonal, o comércio varejista teve taxas positivas em sete das oito atividades pesquisadas: Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (3,2%), Combustíveis e lubrificantes (1,4%), Móveis e eletrodomésticos (1,0%), Livros, jornais, revistas e papelaria (0,6%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (0,4%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (0,3%) e Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,1%). O único resultado negativo foi em Tecidos, vestuário e calçados (-0,3%). Na mesma comparação, o comércio varejista ampliado apresentou dois resultados positivos: Veículos e motos, partes e peças (3,0%) e Material de construção (0,6%).
| VOLUME DE VENDAS DO COMÉRCIO VAREJISTA E COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO, SEGUNDO GRUPOS DE ATIVIDADES - BRASIL - Outubro 2025 | ||||||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| ATIVIDADES | MÊS/MÊS ANTERIOR (1) | MÊS/IGUAL MÊS DO ANO ANTERIOR | ACUMULADO | |||||
| Taxa de Variação (%) | Taxa de Variação (%) | Taxa de Variação (%) | ||||||
| AGO | SET | OUT | AGO | SET | OUT | NO ANO | 12 MESES | |
| COMÉRCIO VAREJISTA (2) | 0,1 | -0,2 | 0,5 | 0,3 | 0,8 | 1,1 | 1,5 | 1,7 |
| 1 - Combustíveis e lubrificantes | -0,7 | -0,8 | 1,4 | 0,4 | -0,6 | 0,0 | 0,5 | 0,5 |
| 2 - Hiper, supermercados, prods. alimentícios, bebidas e fumo | 0,3 | -0,2 | 0,1 | -0,6 | -0,6 | 0,3 | 0,8 | 1,0 |
| 2.1 - Super e hipermercados | 0,3 | -0,3 | 0,3 | -0,3 | -0,5 | 0,7 | 1,1 | 1,4 |
| 3 - Tecidos, vest. e calçados | 0,8 | -1,2 | -0,3 | 0,6 | -1,5 | -3,3 | 2,6 | 3,2 |
| 4 - Móveis e eletrodomésticos | 0,0 | -0,4 | 1,0 | 2,1 | 8,1 | 3,5 | 4,1 | 4,2 |
| 4.1 - Móveis | - | - | - | -9,6 | -2,0 | -5,4 | -4,5 | -2,7 |
| 4.2 - Eletrodomésticos | - | - | - | 6,4 | 11,8 | 6,6 | 6,8 | 6,4 |
| 5 - Artigos farmaceuticos, med., ortop. e de perfumaria | 0,9 | 1,3 | 0,3 | 2,1 | 4,5 | 5,7 | 3,7 | 3,8 |
| 6 - Livros, jornais, rev. e papelaria | -1,9 | -1,4 | 0,6 | 0,8 | -1,9 | 0,9 | -1,4 | -2,4 |
| 7 - Equip. e mat. para escritório, informatica e comunicação | 5,1 | -0,7 | 3,2 | -0,7 | 5,8 | 8,1 | 0,4 | -0,3 |
| 8 - Outros arts. de uso pessoal e doméstico | -0,4 | 0,7 | 0,4 | 1,9 | 3,1 | 2,0 | 2,2 | 3,1 |
| COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO (3) | 0,9 | 0,2 | 1,1 | -2,1 | 1,1 | -0,3 | -0,3 | 0,0 |
| 9 - Veículos e motos, partes e peças | 2,4 | -1,0 | 3,0 | -7,7 | -2,2 | -4,3 | -3,0 | -1,7 |
| 10- Material de construção | 0,2 | 0,0 | 0,6 | -6,1 | -0,4 | -3,9 | 0,1 | 0,6 |
| 11- Atacado Prod.Alimen.,Beb. e Fumo | -2,0 | 7,7 | 1,9 | -3,9 | -4,9 | |||
| Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Estatísticas Conjunturais em Empresas. (1) Séries com ajuste sazonal. (2) O comércio varejista abrange as atividades de 1 a 8. (3) O comércio varejista ampliado abrange as atividades de 1 a 10 | ||||||||
Sete das oito atividades tiveram resultados positivos frente a outubro de 2024
O grupamento de Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação cresceu 8,1% em outubro de 2025, ante o mesmo mês do ano anterior, segundo resultado positivo consecutivo. No ano, o setor acumula taxa positiva pela primeira vez desde janeiro (0,4% até outubro). O acumulado nos últimos doze meses mostra perdas decrescentes desde julho, com -1,5% até julho, -1,3% até agosto, -0,5% até setembro e -0,3% até outubro.
As vendas de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria cresceram 5,7% frente a outubro de 2024, trigésima segunda alta consecutiva. O setor exerceu a maior influência sobre o volume de vendas do varejo: 0,6 p.p. de 1,1%. O acumulado no ano passou de 3,5% até setembro para 3,7% até outubro. O acumulado nos últimos doze meses foi de 3,8% até outubro de 2025. Esse indicador vem desacelerando desde outubro de 2024 (7,8%).
| RECEITA NOMINAL DE VENDAS DO COMÉRCIO VAREJISTA E COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO, SEGUNDO GRUPOS DE ATIVIDADES - BRASIL - Outubro 2025 | ||||||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| ATIVIDADES | MÊS/MÊS ANTERIOR (1) | MÊS/IGUAL MÊS DO ANO ANTERIOR | ACUMULADO | |||||
| Taxa de Variação (%) | Taxa de Variação (%) | Taxa de Variação (%) | ||||||
| AGO | SET | OUT | AGO | SET | OUT | NO ANO | 12 MESES | |
| COMÉRCIO VAREJISTA (2) | 0,4 | 0,0 | 0,4 | 5,3 | 5,3 | 4,8 | 6,8 | 7,1 |
| 1 - Combustíveis e lubrificantes | -0,5 | -0,1 | 1,1 | 1,7 | 1,4 | 2,3 | 5,7 | 5,5 |
| 2 - Hiper, supermercados, prods. alimentícios, bebidas e fumo | 0,5 | 0,1 | 0,1 | 6,0 | 5,0 | 4,8 | 7,2 | 7,6 |
| 2.1 - Super e hipermercados | 0,4 | 0,3 | 0,2 | 6,3 | 5,1 | 5,2 | 7,5 | 7,9 |
| 3 - Tecidos, vest. e calçados | 0,9 | -0,9 | 0,0 | 4,3 | 2,5 | 0,7 | 6,0 | 6,3 |
| 4 - Móveis e eletrodomésticos | -0,1 | -0,2 | -0,4 | 1,8 | 6,8 | 1,4 | 4,2 | 4,4 |
| 4.1 - Móveis | - | - | - | -6,4 | 1,4 | -2,6 | -1,4 | 0,3 |
| 4.2 - Eletrodomésticos | - | - | - | 4,7 | 8,7 | 2,6 | 6,2 | 5,8 |
| 5 - Artigos farmaceuticos, med., ortop. e de perfumaria | 1,3 | 1,5 | 1,1 | 6,9 | 9,3 | 10,4 | 8,6 | 8,7 |
| 6 - Livros, jornais, rev. e papelaria | -0,5 | -2,2 | 1,8 | 5,7 | 3,2 | 5,9 | 4,4 | 3,6 |
| 7 - Equip. e mat. para escritório, informatica e comunicação | 5,2 | -1,8 | 2,8 | -1,1 | 4,5 | 5,6 | 1,0 | 0,1 |
| 8 - Outros arts. de uso pessoal e doméstico | -0,1 | 1,1 | 0,6 | 6,6 | 7,8 | 6,3 | 6,7 | 7,4 |
| COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO (3) | 1,0 | 0,6 | 0,3 | 2,0 | 4,9 | 2,6 | 4,1 | 4,5 |
| 9 - Veículos e motos, partes e peças | 2,3 | -0,3 | 2,3 | -5,4 | 0,3 | -2,6 | -0,6 | 0,5 |
| 10- Material de construção | 0,8 | 0,3 | 0,5 | -2,5 | 3,2 | -1,2 | 2,7 | 3,0 |
| 11- Atacado Prod.Alimen.,Beb. e Fumo | 1,2 | 10,4 | 3,0 | 0,2 | -0,1 | |||
| Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Estatísticas Conjunturais em Empresas. (1) Séries com ajuste sazonal. (2) O comércio varejista abrange as atividades de 1 a 8. (3) O comércio varejista ampliado abrange as atividades de 1 a 10 | ||||||||
As vendas de Móveis e eletrodomésticos cresceram 3,5% ante outubro de 2024, quarta alta consecutiva. Em termos de influência na taxa global, o setor divide a segunda colocação com Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo e Outros artigos de uso pessoal e doméstico, somando 0,2 p.p. ao total de 1,1% do varejo. O acumulado até outubro de 2025 foi de 4,1%, similar a setembro (4,2%) Nos últimos doze meses, o acumulado até outubro foi de 4,2%, vigésimo oitavo alta consecutiva.
O grupamento de Outros artigos de uso pessoal e doméstico , que engloba lojas de departamentos, óticas, joalherias, artigos esportivos, brinquedos, entre outros, apresentou alta de 2,0% nas vendas, frente a outubro de 2024, totalizando sete meses de resultados positivos consecutivos. Em 2025, o setor continua se recuperando, após sofrer com a crise contábil de grandes empresas do setor, que afetou a receita e reduziu o número de lojas físicas no país, em 2023. O acúmulado até outubro foi de 2,2%e o dos últimos 12 meses foi de 3,1%.
As vendas de Livros, jornais, revistas e papelaria cresceram 0,9% frente a outubro de 2024, contra -1,9% em setembro de 2025. Ainda nessa comparação, nos últimos 33 meses, houve apenas cinco altas: maio, com 3,2%; julho, com 3,8%; agosto, com 0,8% e outubro. O acumulado no ano recuou em outubro (-1,4%) como já fizera até setembro (-1,6%). O acumulado nos últimos doze meses também tem perdas: -3,1% até setembro e -2,4% até outubro de 2025.
Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo registrou seu primeiro mês com volume de vendas positivo (0,3%), no indicador interanual, após dois meses de queda. O setor deu a segunda maior contribuição para o índice do varejo: 0,2 p.p. do total de 1,1%. O acumulado no ano foi a 0,8% até outubro, mesmo percentual registrado em setembro. Nos últimos doze meses, o acúmulado foi de 1,0%, mantendo-se decrescente desde abril (3,5%).
As vendas de Combustíveis e lubrificantes mostraram estabilidade (0,0%) frente a outubro de 2024, após queda de 0,6% em setembro. O acumulado no ano até outubro, foi de 0,5% até outubro, igual ao dos últimos doze meses (0,5%).
O único setor em queda frente a outubro de 2024 foi Tecidos, vestuário e calçados
(-3,3%), o segundo recuou consecutivo, com a consequente contribuição negativa para a taxa global do varejo: -0,2p.p. ao total de +1,1%. No ano, o acúmulo é positivo e decrescente: 5,5% até junho; 4,4% até julho; 3,9% até agosto, 3,3% até setembro e 2,6% até outubro. O mesmo cenário se apresenta para o acumulado dos últimos doze meses: 4,5% até agosto; 4,1% até setembro; e 3,2% até outubro.
A atividade de Veículos e motos, partes e peças , uma das que compõem o varejo ampliado , apresentou queda de 4,3% nas vendas frente a outubro de 2024, quinta consecutiva e a sétima em oito meses (o único mês a crescer nesse período foi maio, com +1,5%). A contribuição setorial ao cômputo geral do varejo ampliado foi a mais efetiva, no campo negativo, com -0,9 p.p. do total de -0,3%. Em relação ao acumulado do ano, o indicador registra perdas desde junho do ano de 2025 com aumento de manutenção da amplitude dessas perdas nos últimos três meses: -2,9% em agosto, -2,8% em setembro e -3,0% em outubro). No acumulado dos últimos doze meses a série, que vinha na campo positivo, mas com ganhos descrecentes desde outubro de 2024, tem em outubro de 2025 seu primeiro mês a registrar perdas após vinte e oito meses de ganhos: -1,7% até outubro de 2025.
O grupo de Material de construção apresentou queda de 3,9% no volume de vendas frente a outubro de 2024, quinto mês seguido a registrar taxas no campo negativo no indicador interanual. Tal queda leva à segunda maior contribuição negativa do varejo ampliado ao somar -0,3 p.p. no total. Com isso, os ganhos acumulados do ano se reduziram e ficaram próximos a zero: 1,8% até julho; 0,7% até agosto; 0,6% até setembro; e 0,1% até outubro. No acumulado dos últimos doze meses, o resultado é também de ganhos descrecentes desde maio: chegando a 0,6% até outubro.
O setor de Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo , na comparação mês contra mesmo mês do ano anterior, teve alta de 1,9% em outubro, em volume de vendas, segunda consecutiva para este indicador. Desde o início de 2024 a atividade não registrava dois meses consecutivos de alta: o último momento de crescimento setorial se deu de agosto de 2023 a fevereiro de 2024. No acumulado do ano o cenário é de perdas (-3,9%) até outubro, vindo de uma série de resultados negativos desde março de 2024. O mesmo se dá para o acumulados dos últimos doze meses: -4,9% até outubro, entretanto este resultado é o menos intenso no campo negativo desde outubro de 2024 (-4,7%).
Comércio varejista teve taxas positivas em 19 das 27 unidades da federação
Frente ao mês anterior, o comércio varejista teve resultados positivos em 19 das 27 Unidades da Federação, com destaque para: Espírito Santo (2,7%), Rondônia (2,6%) e Distrito Federal (2,5%). Por outro lado, pressionando negativamente, figuram 7 das 27 Unidades da Federação, com destaque para Mato Grosso (-1,8%), Rio Grande do Sul (-1,2%) e Maranhão (-1,0%). Santa Catarina registrou estabilidade (0,0%).
Na mesma comparação, no comércio varejista ampliado, a variação entre setembro e outubro de 2025 foi de 1,1% com resultados positivos em 18 das 27 Unidades da Federação, com destaque para: Amapá (2,8%), Pernambuco (2,3%) e Distrito Federal (2,2%). Por outro lado, pressionando negativamente, figuram 9 das 27 Unidades da Federação, com destaque para Rio Grande do Sul (-2,6%), Alagoas (-1,4%) e Tocantins (-0,7%).
Frente a outubro de 2024, a variação das vendas no comércio varejista, no corrente mês, foi de 1,1%, com resultados positivos em 20 das 27 Unidades da Federação, com destaque para: Amapá (10,1%), Rio Grande do Norte (8,3%) e Santa Catarina (4,8%). Do lado negativo houve 6 taxas, com destaque para Roraima (-8,9%), Piauí (-4,1%) e Rio de Janeiro (-1,8%). São Paulo manteve-se estável (0,0%) na comparação interanual, conforme Gráfico 6. Já no comércio varejista ampliado, o indicador interanual apresentou variação de -0,3%, com resultados positivos em 16 das 27 Unidades da Federação, com destaque para: Tocantins (13,2%), Amapá (7,9%) e Mato Grosso (7,6%). Por outro lado, 11 UF tiveram resultados negativos, com destaque para Piauí (-4,4%), São Paulo (-3,1%) e Rio Grande do Sul (-2,6%).